domingo, 6 de fevereiro de 2011

Umbanda e Espiritismo



Diz-se, com freqüência, que Umbanda e Espiritismo são a mesma coisa, com uma ou outra variante. Os que assim pensam não refletiram o suficiente sobre os fundamentos de cada doutrina.

Uma análise mais acurada nos mostrará que há, entre essas duas correntes espiritualistas, pontos concordantes e discordantes.

Vejamos as opiniões concordantes:

A Umbanda é espiritualista; o Espiritismo também o é.
A Umbanda rende culto a Deus; o Espiritismo também.
Nas práticas de Umbanda ocorrem fenômenos mediúnicos; no Espiritismo também.
A Umbanda aceita a reencarnação; o Espiritismo também.
Na Umbanda se faz caridade; no Espiritismo também. 


Vejamos os pontos discordantes:

O Espiritismo NÃO tem culto material; a Umbanda TEM.
O Espiritismo NÃO prescreve qualquer forma de paramento nem comporta o formalismo de funções sacerdotais; a Umbanda TEM "pais" de terreiro com vestimenta e prerrogativas equivalentes ao exercício de funções sacerdotais.
O Espiritismo NÃO admite uso de imagens; a Umbanda TEM imagens e altares.
O Espiritismo NÃO têm sinais cabalísticos nem símbolos; a Umbanda TEM sinais, "pontos riscados" etc.
O ESPIRITISMO REGE-SE POR UM CORPO DE DOUTRINA HOMOGÊNEA, CODIFICADA POR ALLAN KARDEC; A UMBANDA NÃO SE REGE PELA DOUTRINA CODIFICADA POR ALLAN KARDEC.

O professor J. H. Pires, no capítulo VI - O Mediunismo - de seu livro Mediunidade trata a Umbanda como uma forma de mediunismo.

A sua explicação baseia-se na noção de que mediunismo - definição dada pelo Espírito Emmanuel - designa as formas primitivas de Mediunidade.

Assim, ele discorre sobre a construção racional da Mediunidade através dos ensinamentos de Allan Kardec. A Umbanda, sendo apenas a prática do fenômeno mediúnico, não consegue abarcar o grau de positivação alcançado pela Doutrina dos Espíritos. Esta é a grande diferença.

Fonte:
AMORIM, Deolindo. O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas, publicado pelo C. E. Léon Denis.
PIRES, José Herculano. Mediunidade: Vida e Comunicação, publicado pela Edicel.
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Quadro oferecido pelo companheiro Laurindo Francisco Diana, adepto da Umbanda.

SINOPSE COMPARATIVA

ESPIRITISMO

UMBANDA

País de origem
França
Brasil
Data de surgimento
18.04.l857
15.11.1908
Codificador
Allan Kardec
-----------
Fundador
-----------
Zélio F.de Morais
Adereços e caracterizações
Não
Sim
Altar e/ou oratório
Não
Sim
Autonomia das associações
Sim
Sim
Cânticos (pontos) cantados
Não
Sim
Classificação dos espíritos em categorias
Sim
Não
Comidas, bebidas, fumo, etc.
Não
Sim
Cultos exteriores
Não
Sim
Dogmas
Não
Sim
Doutrina
Sim
Em formação
Ervas e banhos
Não
Sim
Racional
Emocional Devocional
Jogos premonitórios
Não
Sim
Mediunidade
Sim
Sim
Mediunismo e/ou animismo
Sim
Sim
Messiânica
Não
Não
Método
Sim
Sim
Oferendas materiais
Não
Sim
Revelada
Sim
Não
Literatura básica
As obras (5) de Allan Kardec
---------------
Rituais e cerimoniais
Não
Sim
Roupas especiais e/ou paramentos
Não
Sim
Sacerdotes
Não
Sim
Sacramentos
Não
Sim
Símbolos (pontos) riscados
Não
Sim
Sincretismo
Não
Sim
Sistema organizacional
Federativo
Federativo
Tipificações espirituais
Não
Sim
Tradição oral
Não
Sim
Velas, flores, defumações, etc.
Não
Sim
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS


Crença em Deus único
Sim
Sim
Comunicabilidade recíproca com os espíritos
Sim
Sim
Crença nos elementais
Não
Sim
Evolução progressiva dos espíritos
Sim
Sim
Existência dos espíritos que sobrevivem à morte do corpo
Sim
Sim
Influência dos espíritos sobre as pessoas
Sim
Sim
Lei de causa efeito
Sim
Sim
Pluralidade dos mundos habitados
Sim
Sim
Prática da caridade
Sim
Sim
Reencarnações sucessivas
Sim
Sim
 (Org. por Sérgio Biagi Gregório)


Interessante para sanar dúvidas sobre estas duas linhas da espiritualidade, no site http://www.ceismael.com.br/tema/umbanda-e-espiritismo.htm, mas há muitas coisas diferentes mas a caridade impera nos dois... vamos pensar antes de criticar....


Espiritualidade e saúde
Escrito por Dr. Luiz Antonio de Paiva   
 
Ter uma crença religiosa influencia na saúde?
Em 1947, a Organização Mundial da Saúde definiu – um avanço para a época – que “a saúde não é apenas a ausência de doença, mas o estado mais completo de bem-estar físico, psíquico e social”. Desde então o conceito evoluiu muito, pois novas dimensões do homem têm sido consideradas e que muito afetam o seu bem-estar.
Um importante aspecto do homem integral, a espiritualidade, tem sido negligenciado pela nossa cultura orientada pelo reducionismo materialista. Entretanto, cientistas de vários ramos da ciência, como antropólogos, médicos, biólogos, filósofos, físicos etc. têm demonstrado que a religiosidade e, consequentemente, a espiritualidade é intrínseca ao homem. Alguns estudos chegaram ao ponto de levantar a hipótese de que nossa configuração cerebral, determinada por nossos genes, compeliu o homem à crença em Deus e na alma. E que esta função teria grande importância evolucionária, pois foi a partir dela que o homem tornou-se gregário e veio a desenvolver a fala. Em outras palavras, foi a religiosidade inata que nos fez tal como somos.
Conquanto haja tais constatações, cientistas agnósticos e ateus insistem em atribuir tais características ao acaso, esse extraordinário Acaso que teceu o fio condutor da evolução das espécies até o homem, e determinou leis perfeitas que sustentam o Universo. Talvez Acaso seja o novo nome de Deus.
Grandes centros acadêmicos de pesquisa em todo o mundo, incluindo Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e até mesmo o Brasil têm realizado estudos e pesquisas sobre saúde e espiritualidade. Dentro do mais acurado rigor científico pesquisam como a oração, a fé, a religião, isto é, a espiritualidade, desempenha importante papel na manutenção da saúde e do bem-estar, assim como na recuperação mais célere das enfermidades. No Brasil, os estudos têm sido realizados em várias Universidades, principalmente nas públicas, como USP, UNIFESP, UNICAMP, UNESP, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do R. G. do Sul e Universidade de Brasília.
Nos Estados Unidos, destaca-se o Duke’s Center para estudos da Religião e da Espiritualidade, da renomada Universidade de Duke. Merece citação os trabalhos de pesquisa liderados pelo seu diretor, o médico Harold Koenig, Ph. D, e que é autor do livro já traduzido para o vernáculo, “Manual de Religião e Saúde”.
Os trabalhos de Harold Koenig têm demonstrado inequivocamente que “os praticantes ativos de uma crença podem obter benefícios físicos e mentais, entre eles, um sistema imunológico mais resistente e menor propensão a determinadas doenças, bem como melhor capacidade de recuperação de enfermidades”.
O médico Fernando Lucchesse, doutor em cardiologia e professor dos cursos de mestrado e doutorado da Universidade Federal do R. G. do Sul, define saúde de uma forma muito mais completa: diz que é o bem-estar físico, psíquico, familiar, financeiro, profissional, ambiental e espiritual. Refere que 70% das mortes ocorrem em decorrência de três epidemias que vivenciamos na atualidade: aterosclerose, depressão e neuroses, que por sua vez têm decisivo impacto nas causas de infarto, acidentes vasculares cerebrais e câncer.
O Dr. Lucchesse afirma que a alma doente adoece o corpo e que, em especial, o “trio maléfico” composto pela raiva, inveja e vaidade são os maiores vilões. Diríamos nós que este trio está presente em todos aqueles que inconsciente ou conscientemente praticam o egoísmo, tido pelo Espiritismo, juntamente com o orgulho, como razão principal para a infelicidade humana.
Se viver é a arte do encontro, o mais importante encontro é conosco mesmo, com a nossa realidade essencial. E a espiritualidade faz parte desta realidade, conquanto preterida e ignorada pela insana adesão aos falsos valores do ter a todo custo, do consumismo compulsivo e da comparação com os outros (inveja).
O despertar da espiritualidade e o seu cultivo far-nos-á reconciliados, serenos, mais saudáveis e, sobretudo, mais felizes com o que temos e com o que somos. Não é o que as religiões dizem, mas o que a ciência está a reconhecer e recomendar. “Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” Jesus - Mateus 6, 33.


Luiz Antônio de Paiva é médico psiquiatra e vice-presidente da Associação Médico-Espírita de Goiás.

Artigo publicado no site:

Prece...          Fernando Pessoa
Senhor, que és o céu e a terra, que és a vida e a morte! O sol és tu e a lua és tu e o vento és tu! Tu és os nossos corpos e as nossas almas e o nosso amor és tu também. Onde nada está tu habitas e onde tudo está - (o teu templo) - eis o teu corpo.

             Dá-me alma para te servir e alma para te amar. Dá-me vista para te ver sempre no céu e na terra, ouvidos para te ouvir no vento e no mar, e mãos para trabalhar em teu nome.
Torna-me puro como a água e alto como o céu. Que não haja lama nas estradas dos meus pensamentos nem folhas mortas nas lagoas dos meus propósitos. Faze com que eu saiba amar os outros como irmãos e servir-te como a um pai.
       Minha vida seja digna da tua presença. Meu corpo seja digno da terra, tua cama. Minha alma possa aparecer diante de ti como um filho que volta ao lar.
       Torna-me grande como o Sol, para que eu te possa adorar em mim; e torna-me puro como a lua, para que eu te possa rezar em mim; e torna-me claro como o dia para que eu te possa ver sempre em mim e rezar-te e adorar-te.
       Senhor, protege-me e ampara-me. Dá-me que eu me sinta teu. Senhor, livra-me de mim.
Fernando Pessoa em "O Eu Profundo".

Mãos Divinais...
Ao me ver em solidão,
Reabri meu coração,
Em busca de muito Amor...
Elevei meu pensamento
Ao azul do firmamento,
Procurei pelo Senhor...
Senti toques de ternura,
De duas mãos que acalentam,
Que amparam, que orientam,
Tornando minh'alma pura...
Mãos que me uniram em laços
Em amorosos abraços...
Cobriu-me um manto de luz!...
Eram mãos do Grande Mestre,
Mãos que sofreram na cruz...
Meu essencial suporte,
O meu caminho,  meu norte,
Mãos divinais de Jesus!
Oriza Martin

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Quem precisa de Gurus?



por El Morya Luz da Consciência - nucleo.elmorya@terra.com.br

É muito raro uma pessoa que faça seu trabalho sem querer chamar atenção para si, sem buscar publicidade ou tentar comercializar o que faz. É muito raro encontrar alguém que inspire sem desejar ser reconhecido por isso, que efetue curas sem pedir nada em troca. Você pode até procurar uma pessoa assim, mas, só vai encontrar se estiver preparado para seguir os passos dela.
Os melhores professores são os mais humildes, ou mais amorosos, os mais dispostos a capacitar as pessoas. Se você quiser encontrar um professor assim terá que ir além das aparências. Procure um homem ou uma mulher que não lhe prometa nada, mas, ame você sem hesitação. Procure o professor que não tenha a pretensão de corrigir ou ensinar você, mas, que abra seu coração quando olhar nos seus olhos.


Quando você pensa em grandes professores, logo imagina alguém com uma túnica diáfana e fulgurante, rodeado por uma multidão. Mas nenhum desses ornamentos é necessário. Na verdade, eles geralmente atrapalham.
O foco vai para o GURU e não para o aspirante. Um dia eu criarei uma casa de repouso para os GURUS. Vou pedir que se dirijam para um lindo lugar nos Andes ou no Himalaia, onde eles possam passar os dias jogando bocha ou dominó e parem de causar tanto problema.
Sem ninguém lá fora, investido de autoridade, para inspirar você ou dar valor para o que você faz ou diz, será preciso que você preste mais atenção na sua própria experiência ou orientação. Você terá que parar de buscar fogos de artifício e se encarregar da tessitura de sua própria vida. Terá que aceitar a tapeçaria que se estende a sua frente, com seus erros e tudo o mais".
(Trecho do livro O Milagre do Amor de Paul Ferrini)


Vivemos num mundo de aparências que está acabando. Iremos passar para uma dimensão onde todos serão livres para seguirem somente os caminhos apontados pelo seu coração, um mundo onde não mais encontraremos os chamados Mestres ou Gurus. Em todos os setores de vida, encontramos muitos deles, prometendo milagres, chamando a atenção para si, deixando as pessoas dependentes, e, isso não fortalece ninguém, pelo contrário, cria seres humanos fracos e com medo. E quem age assim, aproveita-se da falta de poder pessoal e desânimo alheio.
O verdadeiro milagre da criação, da manifestação, é sempre mérito da própria pessoa, que com uma pequena ajuda sustenta sua fé, cria coragem para agir, toma seu poder pessoal nas mãos, caminha sem hesitar, aceitando tudo que o Pai Maior lhe enviou, sabendo que Ele escreve certo por linhas tortas, e, portanto, nada é para sempre, nem o bom e nem o ruim, tudo passa, ficando somente o aprendizado que eleva a consciência.

Deus não fez ninguém melhor que ninguém, então, porque colocar um ser humano no pedestal? O que ninguém percebe é o quanto isso é perigoso para si mesmo, que fica dependente de muletas ou bengalas e para o outro, que se for uma pessoa egóica, imatura, e sem integridade, fica naturalmente com os méritos que lhe são oferecidos em nome de Deus. Viram Deuses orgulhosos e arrogantes, que se aproveitam das fragilidades alheias; pobres seres à espera de outra Sodoma e Gomorra.
Verdadeiros professores e curadores preferem o anonimato, não gostam de chamar a atenção para si, porque têm consciência que não alcançariam nada sem a ajuda divina. Sabem que são como pontes que deixam as pessoas mais confiantes em si mesmas, fortalecendo nelas a fé, a coragem, permitindo que o mérito fique com Deus e com a própria pessoa.

Mas, fazendo uma comparação com o que vivemos na política de nosso país, não dizem que cada povo tem o político que merece? E por quê? Porque votam sem nenhuma consciência, indo atrás das aparências, do glamour, do sucesso, de palavras bonitas e enfáticas, sem discernir, sem pesquisar a vida da pessoa, sem perceber que quem fala muito, julga excessivamente, conta histórias mirabolantes e sem nexo sempre culpando o outro pelas suas dificuldades, não pode ser uma pessoa séria.
Quem conhece um político que não faz sua propaganda em cima dos supostos defeitos do outro? E, mesmo assim, muitos votam nele, comprados pela ilusão. Então, percebemos que somos nós que devemos mudar, aprender a separar o joio do trigo e, assim, não permitir mais enganos.

A humanidade tem o defeito de ver a imperfeição em tudo e em todos, de dar ouvidos às constantes lamentações destrutivas daqueles que ainda não entenderam que as catástrofes vividas atualmente são reflexo daquilo que os seres humanos fizeram, mas, que não previram que a situação lhes escaparia do controle. E se continuarem a manipular as pessoas carentes e necessitadas em nome de Deus se tornarão incapazes de sustentarem-se em seus pódiuns por mais tempo. Veremos muito joio com título de Mestre enredado em suas próprias mentiras.

Tudo que precisamos entender é que a luz do Cristo que se expande nos corações dos indivíduos honestos e de boa vontade ajudará a Terra e aos homens a atraírem para si só a perfeição. Devemos evitar discutir assuntos discordantes, pois, quem fala a verdade não precisa se justificar, deve, sim, cortar os laços energéticos perniciosos.
Evitemos também nos perturbar pelas criações de outros, principalmente, aqueles que não aceitam ajuda.
Aprender a contemplar a perfeição que se manifesta através do nosso coração na vida é aceitar a plena atividade de nossa Divina Presença, aquela que dispensa Mestres e Gurus, pois, nos aponta sempre os caminhos mais corretos a seguir.

do site "somos todos um"...

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Espiritismo e Espiritualismo



Serniom (espírito)
Espiritualismo se refere ao lado espiritual que todo o ser vivo possui. Significa a vida transcendental fora da matéria. Mas isso é uma visão muito simplista e singela da vida. Transcendência não quer dizer coisas que não podemos ver. é muito mais do que a simples visão óptica permite enxergar. Pode, por tudo o que queremos ter, significar matéria fora da estrutura visível. E isso existe. Matéria que não poderemos nunca enxergar quando encarnados mas que um simples olhar espiritual é capaz de observar como a que flui constantemente sobre esta pedra simples e fria. Estes sentimentos também não são os mesmos perceptíveis no plano terreno. As modificações que todos esperam acontecer com a "morte" não ocorrem como imaginamos. Estando presos a matéria grotesca e indiferente ao toque das mãos poderíamos imaginar que uma vida espiritual representaria uma forma de energia sutil e poderosa sobre a matéria mais desarrumada. A poderosa forca que me refiro é igual a constância de energia que numa nuvem é descarregada na tempestade. Poderia ser capaz de produzi-la mas ser incapaz de fazer mover um pequeno ser como uma formiga ou mesmo um ser microscópico como uma bactéria. Se isso fosse possível estaria desarrumando as faixas energéticas vibratórias que movem a vida. São forcas completamente diferentes e divergentes. Umas podem ser manipuladas e outras são mesmo intocáveis porque a regressão não existe e sim a progressão. Desta feita, nada se pode mover quando se esta' em fase superior a nossa. Desde que tudo isso ocorre na natureza maior, ou seja, natureza material, espiritual e intermediaria, temos que ter em consciência que espiritualismo nada mais é do que uma forma grosseira de definir algo que não se pode perceber no momento.
Espiritismo trata-se de uma expressão sintética e proposital para se esclarecer que a vida se move mais do que nossa inteligência. Refere-se, portanto, a nos mesmos independentes do lugar material em que habitamos ou convivemos no momento. As palavras que na realidade são as mesmas coisas quando analisadas de um lado, ou seja, espiritualismo e espiritismo se referem a existência da vida fora da visão óptica comum do ser humana, são também por outro lado, informações diferentes quando se refere a imagem que poderemos ver através de nossa mente. Como seres divinamente encarnados e em constante evolução tudo o que queremos ver será transformado em material não perceptível e transportado para qualquer ser em mesma sintonia vibratória. Grosseiramente falando, é como um radio ligado transmitindo uma informação descrita em detalhes que ao ser captada por diferentes indivíduos aparece na visualização mental de cada um com características diferentes daquela transmitida originalmente. A medida que as forcas evolutivas vão se aperfeiçoando é possível que as pessoas ouvintes da transmissão do radio consigam se aproximar da mensagem original mais real possível e tudo passa a ser transformada na mesma realidade pura e verdadeira. Mas em níveis de evolução muito inferior ninguém pode ter a visão da realidade porque ou ela foi transmitida erroneamente ou ela não foi possível de ser transformada na visão verdadeira.
O meu espírito não é diferente de nenhum ser humano. Mas minha posição certamente não é a mesma durante toda a minha existência e não é nunca igual exatamente a uma outra pessoa. Espiritualismo não deve ser confundido com Espiritismo no que se diz da realidade da existência do Espírito. Ao Espiritismo cabe dizer que somos seres individuais, eternos, em constante evolução que significa o progresso, a melhoria de todos os tipos e formas de vida que estamos imbuídos. Seria a definição de uma individualidade real e simples pela essência de sua criação e complexa no âmbito de sua forma de ação. Considera-se dessa individualidade a razão de tudo que podemos ver, entender e imaginar, isto é, a vida existe e não causa nenhuma inter-relação com a morte. é eterna e, portanto, não existe um começo e um fim. O inicio é algo não definido, pois tudo foi criado. A transformação evolutiva e infinita é a causa da inteligência e sempre esteve subordinada a Inteligência Suprema. O ser individual não pode nunca ser definido como algo que caminha para um todo. Assim, Espiritismo se refere ao ser individual pura e simplesmente e dai suas relações com tudo o que existe no universo.
Espiritualismo deve ser tema de importantes avanços no final deste milênio. Tudo é transcendental e belo. Caminha-se para uma busca constante de algo não visível. Isso é parte inerente gerado pela própria razão individual do Espírito. Todas as informações grupais com base no espiritualismo se referem no fundo ao Espiritismo, pois é da consciência individual que gera a visão material que se propaga pelo espaço. Essa matéria não é perceptível pela visão humana, como já citada.
O espiritualismo assim, se confundira' em breve espaço de tempo com o Espiritismo, pois as inter-relações com os indivíduos dos vários planos existentes serão cada vez maior no nosso planeta Terra, como as que ocorrem com os outros. De tudo isso, resta-nos uma coisa a saber, o que nunca foi realizado será' um dia...
Um amigo.
Serniom
Mensagem psicografada por Raul Franzolin Neto em 13/09/97



(Retirado do Boletim GEAE Número 256 de 02 de setembro de 1997)