quarta-feira, 3 de agosto de 2011


Você sabia que os raios de Sol são um alimento essencial?

Nos Estados Unidos descobriram o seguinte: grande parte da população não tem contato com os raios solares, que precisam tocar a pele para formar vitamina D. A luz do sol tem este poder graças aos raios ultravioletas que contém.

Nos E.U.A:
 
40 % da população não têm vitamina D suficiente no corpo.
75 % das mulheres grávidas têm deficiência de vitamina D severa, causando as mesmas deficiências nos nenês em formação, que ficam vulneráveis para diabete tipo 1, artrite, múltipla esclerose e esquizofrenia na vida depois.
80 % dos idosos morando em asilos estão deficientes em vitamina D.
60 % de todos os pacientes de hospitais têm falta de vitamina D.
32 % dos médicos e estudantes de medicina têm deficiência de vitamina D.

A causa dessa deficiência está na mudança no estilo de vida. As pessoas ficam em casa, andam em carros com vidros fechados e ficam em escritórios, fábricas etc., sem contato direto com o sol. Osraios ultravioletas não passam no vidro. Além disso, quando estão expostas ao sol, aplicam um protetor solar. Um protetor de fator 8 bloqueia 95 % da capacidade do corpo de fabricar vitamina D.

Quais são as conseqüências de falta de vitamina D?

Vitamina D tem função importante na absorção do cálcio, cuja falta causa osteoporose. Vitamina D protege contra câncer de próstata, mama, ovários, cólon, como também contra depressão e esquizofrenia. Falta de vitamina D agrava diabete e enfraquece aprodução de insulina. Excesso de peso fragiliza a utilização da vitamina D no corpo,por isso os obesos precisam do dobro dessa vitamina. Raquitismo é causado por falta de vitamina D. Síndrome de desordem sazonal, doença depressiva, inicia com falta de contato com raios solares.

Como podemos evitar e corrigir a deficiência de vitamina D?

Tomar sol e expor rosto, braços, pernas, ou seja, pelo menos 10 % do corpo, de 2 a 3 vezes por semana, sem protetor solar e sem deixar queimar a pele. Então o tempo é limitado, quer dizer 15 a 30 minutos.
Se quer ficar mais tempo no sol, deve-se colocar roupa para evitar o câncer de pele. Pessoas com pele escura devem ficar mais ou menos o dobro de tempo no sol. Uma outra forma, inferior, é tomar suplementos de vitamina D correspondente a 1000 UI (unidades internacionais) por dia.

Também no Brasil deve haver muita falta de Vitamina D entre as pessoas e vale a pena olhar os nossos próprios hábitos e fazer as mudanças necessárias. Acredito que não existe coisa mais simples e barata do que alimentar a pele com raios de sol.Para saber mais tome conhecimento do trabalho de Michael Holick acessando:www.newstarget.com/rr-sunlight.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário