domingo, 12 de setembro de 2010

Fascinação

Na linguagem comum, fascinação significa atração irresistível, fascínio: deslumbramento, encanto, enlevo.
Na Doutrina Espírita representa um dos três níveis da obsessão, como coloca Kardec na questão nº 71 do livro “O que é o Espiritismo”: a obsessão simples, a fascinação e a subjugação.
Na obsessão simples, o médium tem perfeitamente consciência de que não logra nada de bom; ele não tem nenhuma ilusão quanto à natureza do Espírito que se obstina em se manifestar a ele e de quem deseja desvencilhar-se. Esse caso não apresenta nada de grave: trata-se de um mero desprazer, e o médium se livra dele ao deixar de escrever por uns tempos (no caso da psicografia). Cansando-se o Espírito de não ser ouvido, termina indo embora.
A subjugação obsidiante, denominada outrora de possessão, é um constrangimento físico sempre exercido por Espíritos da pior espécie, que pode chegar a neutralizar o livre-arbítrio. Ela se limita, amiúde, a simples sensações desagradáveis, mas provoca, às vezes, movimentos desordenados, atos insensatos, gritos, palavras incoerentes ou injuriosas, cujo ridículo todo, às vezes, quem é vítima dela compreende, mas de que não consegue safar-se. Esse estado difere essencialmente da loucura patológica, com a qual é confundido erroneamente, pois não existe nenhuma lesão orgânica.
A fascinação obsidiante é muito mais grave, uma vez que o médium se ilude completamente. O Espírito que o domina absorve sua confiança a ponto de paralisar-lhe o próprio discernimento, no que concerne às comunicações, e faz que considere sublimes as coisas mais absurdas.
O caráter distintivo desse tipo de obsessão é o de provocar junto ao médium excessiva susceptibilidade; e de levá-lo a só achar bom, correto e verdadeiro o que ele escreve (no caso da psicografia); a repelir, e mesmo a tomar pelo avesso, todo conselho e toda crítica; a romper com seus amigos, de preferência a aceitar que esteja errado; a sentir inveja de outros médiuns, cujas comunicações se julgam melhores que as suas; a querer impor-se nas reuniões espíritas, das quais se aparta quando não é capaz de dominá-las. Chega, enfim, a sofrer uma tal dominação que o Espírito consegue forçá-lo às atitudes mais ridículas e mais comprometedoras.
Em “O Livro dos Médiuns”, nº 239, Kardec escreve: A fascinação é uma ilusão produzida pela ação direta do Espírito sobre o pensamento do médium e que, de certa maneira, lhe paralisa o raciocínio, relativamente às comunicações. O médium fascinado não acredita que o estejam enganando: o Espírito tem a arte de lhe inspirar confiança cega, que o impede de ter o embuste e de compreender o absurdo do que escreve (no caso da psicografia), ainda quando esse absurdo salte aos olhos de toda gente. A ilusão pode mesmo ir até ao ponto de o fazer achar sublime a linguagem mais ridícula. Fora erro acreditar que a este gênero de obsessão só estão sujeitas as pessoas simples, ignorantes e baldas de senso. Dela não se acham isentos nem os homens de mais espírito, os mais instruídos e os mais inteligentes sob outros aspectos, o que prova que tal aberração é efeito de uma causa estranha, cuja influência sofrem.
Em “O Livro dos Espíritos”, questão 476, Kardec pergunta se uma terceira pessoa pode fazer que cesse a fascinação e tem a seguinte resposta: Sendo ela um homem de bem, a sua vontade poderá ter eficácia, desde que apele para o concurso dos bons Espíritos, porque, quanto mais digna for a pessoa, tanto maior poder terá sobre os Espíritos imperfeitos, para afastá-los, e sobre os bons, para os atrair. Todavia, nada poderá, se o que estiver subjugado não lhe prestar o seu concurso. Há pessoas a quem agrada uma dependência que lhes lisonjeia os gestos e os desejos. Qualquer, porém, que seja o caso, aquele que não tiver puro o coração nenhuma influência exercerá. Os bons Espíritos não lhe atendem ao chamado e os maus não o temem.
O exercício da reforma íntima representa vacina contra a fascinação.

Redação de "O Clarim"

Publicado por Dora em 18/5/2008 (1397 leituras) http://www.panoramaespirita.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=7949

Nenhum comentário:

Postar um comentário