sábado, 25 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DO DIA DE HOJE


Palestra organizada e apresentada por Sérgio Avelhaneda em reunião pública da noite de
08 de Janeiro de 2006, na Sociedade Allan Kardec de Estudos Espíritas de Birigui/SP/Brasil.

Meus amigos, meu desejo é que todos nós tenhamos uma boa noite, cheia de tranqüilidade e paz!

Muitas vezes nós queremos ajudar alguém e não sabemos qual é o momento oportuno.

Não sabemos se estamos atrasados em nosso socorro ou se estamos adiantados demais.

Para iniciarmos as nossas meditações de hoje vou lhes contar uma pequena história.

Conta-se que um rico fazendeiro foi queixar-se ao padre da paróquia local, dizendo que as pessoas não o viam com bons olhos porque ele não ajudava as outras pessoas nem contribuía com as obras assistenciais da igreja.

Ora, disse o fazendeiro: “todos sabem que quando eu morrer deixarei tudo o que tenho para a igreja e seus pobres”.

O sacerdote, homem sábio, disse ao fazendeiro: vou lhe contar uma história. A história da vaca e do porco.

Um dia o porco foi reclamar com a vaca porque ninguém lhe dava valor. Todos o desprezavam.

Afinal, disse ele, eu dôo tudo o que tenho aos homens. Eles consomem a minha carne, usam meus pelos para fazer pincéis, e aproveitam até meus ossos.

Mesmo assim sou um animal desconsiderado. O mesmo não acontece com você, que dá apenas o leite e é reverenciada por todos, concluiu o pobre porco.

A vaca, que ouvia com atenção, falou: “talvez seja porque eu dôo um pouco de mim todos os dias, enquanto estou viva, e você só tem utilidade depois de morto.”

O fazendeiro agradeceu ao padre pela lição e se retirou pensativo.

Depois de ouvir esta história eu comece a pensar:

E nós, em que temos contribuído com a sociedade da qual fazemos parte, enquanto estamos aqui a caminho?

Muitos de nós pensamos e agimos como o fazendeiro. Pretendemos dispor dos seus bens apenas depois da morte, quando não precisaremos de mais nada.

Outras vezes pensamos em doar um pouco do nosso tempo ao próximo só depois que nos aposentarmos.

No entanto, a necessidade não aguarda o tempo bom, com céu azul, para visitar os desafortunados.

A carência pede socorro agora, não mais tarde.

A necessidade roga mãos caridosas hoje, não amanhã.

A ignorância solicita esclarecimento imediato, não num futuro distante.

Existem tantas frentes de trabalho aguardando mãos dispostas a se movimentar em prol do semelhante, nos mais variados campos de ação. Basta boa vontade e disposição.

Os recursos que Deus coloca em nossas mãos são para serem movimentados em favor do bem geral, produzindo bem-estar e fazendo nascer a esperança.

E, por recursos, entendemos não só os bens materiais, mas a saúde, a lucidez, as condições favoráveis de modo geral.

Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, perguntou aos Sábios do Além, se para agradar a Deus e assegurar a sua posição futura, bastará que o homem não pratique o mal.

E os Benfeitores responderam: “não; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas forças, porquanto responderá por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem.”

Percebemos, assim, que o mal que resulte da nossa omissão ou indiferença, será de nossa inteira responsabilidade perante as leis maiores.

Quando temos condições de praticar o bem e não o fazemos, e daí resultar algum mal, este será por nossa conta.

Questão grave esta, que merece nossa atenção.

Se formos daqueles que dizemos: “eu não faço mal a ninguém”, e achamos que isto basta, reconsideremos nossos conceitos, pois as leis estabelecem que devemos fazer o bem no limite de nossas forças.

E nossas forças contemplam tudo o que dispomos em nosso favor: forças físicas, intelectuais, morais, financeiras.

Assim sendo, é importante que façamos um balanço das nossas possibilidades e as movimentemos, de forma efetiva, na construção de uma sociedade mais justa e mais feliz, agora.

Se nós temos condições de auxiliar uma criança pobre a ter acesso à escola e à saúde, agora, talvez estejamos evitando que um criminoso a mais se movimente pelas ruas, amanhã.

Se nós podemos custear a universidade de um jovem carente, hoje, e não o fazemos, é bem provável que tenhamos um delinqüente a mais no futuro.

Enfim, se nós pode ajudar a construir escolas no presente, por que esperar a necessidade de se construir prisões amanhã?

Mas podemos pensar:

Somos pobres e temos tão poucos recursos.... Será que isso é verdade? Será que somos tão pobres assim?

Outro li uma história contada por uma filha que se lembrava com carinho do jeito especial que tinha a sua mãe:

Aquela mãe era muito especial. Com dez filhos, ela conseguiu educar sua filha até a segunda série, sem que ela se desse conta da pobreza em que vivia.

Afinal, a menina tinha tudo que precisava: nove irmãos e irmãs para brincar, livros para ler, uma boneca feita de retalhos e roupas limpas que ela habilmente remendava ou, às vezes, fazia.

À noite, ela lavava e trançava o cabelo da filha para que ela fosse à escola no dia seguinte. Seus sapatos estavam sempre limpos e engraxados.

A menina era feliz na escola. Adorava o cheiro de lápis novos e do papel grosso que a professora distribuía para os trabalhos.

Até o dia em que, subindo os degraus da escola, encontrou duas meninas mais velhas. Uma segredou para a outra: “olha, essa é a menina pobre.” E riram.

Mary ficou transtornada. No caminho para casa, ficou imaginando porque as meninas a consideravam pobre. Então olhou para seu vestido e, pela primeira vez, notou como era desbotado, um vinco na bainha denunciava que tinha sido aproveitado.

Olhou para os pesados sapatos de menino que estava usando e se sentiu envergonhada por serem tão feios.

Quando chegou em casa, sentia pena de si própria. Também pela primeira vez descobriu que o tapete da cozinha era velho, que havia manchas de dedos na pintura meio descascada das portas.

Tudo lhe pareceu feio e acanhado. Trancou-se em seu quarto até a hora do jantar perguntando-se porque sua mãe nunca lhe contara que eles eram pobres.

Decidiu sair do quarto e enfrentar sua mãe. “nós somos pobres?” Perguntou de repente. Ficou esperando que sua mãe negasse ou desse uma explicação satisfatória.

“Pobres?” Repetiu a mulher, pousando a faca com que descascava batatas. “não, não somos pobres. Olhe para tudo que temos.”

Apontou para os filhos que brincavam na outra sala.

Através dos olhos de sua mãe, a menina pôde ver o fogo do fogão que enchia a casa com seu calor, as cortinas coloridas e os tapetes de retalhos que enfeitavam a casa.

Viu o prato cheio de biscoitos de aveia sobre a mesa e do lado de fora, viu o quintal que oferecia alegria e ventura para dez crianças.

E aquela filha se lembra até hoje do que sua mãe disse:

“Talvez algumas pessoas pensem que somos pobres em matéria de dinheiro, mas temos tanto...”

E com um sorriso, a mulher se virou para preparar mais uma refeição para sua família. Em sua grandeza, ela nem se dava conta que, a cada noite, ela alimentava muito mais do que estômagos vazios.

Ela alimentava o coração e a alma de cada um dos filhos.

Por tudo isso, meus amigos eu posso com segurança dizer a todos vocês:

Riqueza e pobreza podem ser tidas como formas de se encarar o mundo. Para quem idealiza que recursos amoedados lhe poderão conceder tudo o que deseje em coisas materiais, riqueza será ter muito dinheiro à disposição.

Para quem pense na vida como uma extraordinária experiência, em que os sentimentos sejam prioridade para o nosso hoje, com certeza pensará que pobre é quem não tem a quem amar ou que o ame.

Recursos como saúde, família, amigos são afetos e afeto se adquire com zelo, empenho e amor.

E quero falar agora um pouco sobre a amizade:

Desde os tempos bíblicos a amizade foi tida como algo precioso. Ela é enaltecida no livro do Eclesiastes, sendo comparada a um tesouro.

Para todos aqueles que desfrutam de boas amizades, não é novidade afirmar que é ótimo estar com os amigos.

Agora, no entanto, provas científicas sólidas afirmam que a amizade é capaz de prolongar a vida.

Shelley Taylor, psicóloga pesquisadora da universidade da Califórnia, em Los Ângeles, diz que a amizade “desempenha um papel muito mais importante na manutenção da saúde e da longevidade do que a maioria das pessoas imagina”.

Diz que os “laços sociais são o remédio mais em conta que existe.”

Desde 1979 vêm se intensificando pesquisas em torno da ação da amizade. Ainda na Califórnia, durante nove anos, cinco mil moradores do condado de Alameda foram submetidos a pesquisas.

Foi constatado que as pessoas que tinham o maior número de relações sociais apresentaram menos da metade da probabilidade de morrer, comparados aos que tinham o menor número de relacionamentos.

Mais de uma centena de estudos confirma os benefícios que a amizade traz para a saúde.

Quem tem amigos, tem mais chances de sobreviver às doenças de alto risco, possui um sistema imunológico mais forte e com maior capacidade de regeneração, melhora sua saúde mental e vive mais do que as pessoas sem esse suporte social.

Segundo os pesquisadores, o fato de ter amigos confiáveis significa menos hormônios de estresse fluindo pelo organismo, mesmo diante de problemas. É menor o risco de a pressão arterial e os batimentos cardíacos aumentarem de modo brusco.

Este importante detalhe ajuda a prevenir danos arteriais. Ao longo de toda uma vida, essas diferenças sutis podem resultar numa grande proteção contra as agressões do tempo e das doenças.

Pesquisas em vários estados americanos, no Japão e na Escandinávia são unânimes em afirmar que é ótimo ter amigos.

Por isso, mesmo que a nossa agenda esteja superlotada, não esqueçamos de dedicar um pouco de nossa atenção para o florescimento e a manutenção das nossas amizades.

Marquemos um encontro para um lanche. Ou uma caminhada pela manhã, antes de irmos para o trabalho.

Reservemos uma noite, ao menos, por mês para nos encontrarmos com os amigos.

Estejamos presentes nos acontecimentos importantes na vida de nossos amigos, como casamentos, formaturas, aniversários, enterros. Acreditemos: a nossa presença vai fazer a diferença.

Programemo-nos para realizar algumas tarefas de rotina, com os amigos, aproveitando os tempinhos sempre preciosos, enquanto fazemos compras no mercado, vamos ao banco, praticamos exercícios, assistimos o jogo de futebol do nosso filho.

O importante é não perder contato. Se o amigo está distante, então vamos telefonar, utilizar o fax, o correio eletrônico. Façamos tudo que pudermos para manter o relacionamento de amizade.

Na alegria ou na tristeza, estejamos com seus amigos.

Posso tranquilamente dizer que

Amizade é a excelente presença de Deus no relacionamento das almas.

Vamos nos apoiar nas companhias caras ao nosso coração. Vamos nos deixar envolver pelo bem-querer.

Vamos cultivar a amizade, permitindo um sadio intercâmbio de idéias, sentimentos, alegrias.

Vamos alimentar a nossa vida com essas horas de agradável convívio ao lado de quem nós queremos bem e vamos nos permitir de usufruir felicidade deste momento: AQUI E AGORA.

Sérgio Avelhaneda


Palestra organizada com o apoio básico de vários textos encontrados nos site:
www.momento.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário