quarta-feira, 13 de julho de 2011

Crise e oportunidade


Sempre é possível descobrir caminhos para a vitória mesmo que eles estejam escondidos em momentos desfavoráveis. Isso é o que diz a milenar sabedoria chinesa, em que crise e oportunidade se complementam na mesma palavra.
Assim como o diamante está contido na pedra bruta, em certos momentos a vida nos propõe superar obstáculos até encontrar algo precioso. É justamente em momentos de dificuldades, de aperto financeiro e falta de perspectiva que realmente nos estimulamos a simular outras saídas. Às vezes, elas ficam ocultas pela inércia, pela desesperança e até pelo medo. Numa época desfavorável, temos a chance de escolher: ou renascemos da crise ou nos afundamos nela.
O velho ditado diz “Se a vida der a você um limão, faça dele uma limonada”. Mesmo quando não há oferta de trabalho e o saldo bancário se esgota, não adianta ficar justificando a situação apenas com fatores externos, conjunturais ou mesmo a falta de sorte ou ainda o pouco espírito de colaboração dos outros. Nas adversidades encontramos oportunidades e desenvolvemos nossa força interior que é responsável por nossas vitórias. Sem crise, a vida seria como um mar sem ondas.
Momentos difíceis todos nós temos. A vida tem que seguir seu curso, com ou sem problemas. E o verdadeiro problema não é ele sem si, mas a nossa atitude, isto é, como o vemos e (qual o papel do observador, como na física quântica) como reagimos a ele. Assim também é o medo da crise que é pior do que a própria crise.
A vida dá a você aquilo que você deu a ela e aí se incluem também a possibilidade da sorte, porém, mais do que tudo, vai te colocar as pessoas certas no seu caminho. Em outras palavras, exercite a sua rede de relacionamentos, faça muitos amigos ao longo do caminho e isso até parece básico, mas faz a diferença na vida de muitas pessoas que construíram uma história de sucesso.
Para atrair sucesso não se pode superdimensionar os obstáculos. Olhar o momento difícil com outros olhos ajuda muito. Tenha em mente que o desemprego ou a falta de dinheiro são apenas fases na vida. Buscar o aperfeiçoamento é também fundamental. 
Precisamos aprender a perder para saber ganhar e acima de tudo, distinguir as duas coisas. E não há nada de mal em ficar dois jogos no banco de reservas, até porque tumultuar nestes momentos é pior. Muitas vezes um estágio é necessário para tomar fôlego e ir em frente. Volta-se um passo atrás para depois saltar dois à frente.
Crise é igual o sucesso onde vemos as coisas no mundo como todas as outras pessoas, mas enxergando de uma maneira diferente. O mesmo rio Jordão banha dois mares, um é o Mar Morto que por excesso de sal e o próprio nome já diz tudo, não tem vida e não há vida e o outro é o mar da Galiléia, cheio de vida marinha. Crise ou oportunidade? Estamos num mundo de escolhas. A forma como “carimbamos” a nós mesmos é a forma como os outros irão nos reconhecer.
Amalia Sina (Autora do livro "Crise & Oportunidade" - Editora Saraiva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário