sexta-feira, 12 de agosto de 2011


O QUE É A CASA ESPÍRITA?

Américo Canhoto (São Paulo)
A finalidade deste lugar é ajudar às pessoas que chegam á * Casa Espírita a esclarecer as dúvidas mais comuns sobre a Doutrina dos Espíritos; o que é um Centro Espírita; e como funciona. E também o que é possível esperar como solução para o que motivou a vinda.

Nosso trabalho de 27 anos de exercício de um tipo de medicina que procura acima de tudo auscultar a alma humana para tentar ajudar na cura das doenças do corpo e da alma; somados aos 16 anos de estudo da Doutrina dos Espíritos, 10 dos quais na tarefa de entrevistador, proporcionou uma visão sobre os problemas existenciais que mais nos afetam e, que costuma nos trazer á Casa Espírita; observações que desejamos dividir com os leitores.

Também aprendemos muito trocando idéias com os dirigentes das Casas Espíritas onde fomos convidados a dar palestras como divulgador da Doutrina. Ao longo do tempo notamos que algumas Casas passam por dificuldades para as quais outras já têm soluções em andamento, e até simples.

Refletindo sobre o assunto nos sentimos estimulados a tentar aproveitar nossa experiência para ajudar aqueles que buscam auxílio; e porque não, também para os que proporcionam auxílio.

* As denominações para a Casa Espírita são muitas: Centro Espírita; Grupo de Estudos Espíritas; Associação Espirita. Grupo Socorrista, etc. Recomendamos checar se as tarefas estão baseadas nas obras de Allan Kardec. Usaremos neste livro o termo Casa Espírita.
1

IMPORTANTE

Nós chegamos ansiosos, respeitosos e esperançosos.
Certamente a maior parte de nós quando chega à Casa Espírita imagina que os problemas serão resolvidos de forma mística, milagrosa, sobrenatural. Nem imaginamos o quanto é difícil formar os *tarefeiros que nos atendem; e quantos anos de esforço de muitas pessoas são necessários também para mantê-los firmes e motivados na tarefa.
Na nossa chegada, admiramos as pessoas que circulam por ali como trabalhadores da Casa com tanta desenvoltura como se fossem “assim” “também” com a espiritualidade.
Engano nosso; a maior parte deles são simplesmente como a maioria de nós.
Se não são médiuns, o que será que os leva a tornarem-se tarefeiros da Casa Espírita?
Simples, depois de um tempo (cada um a seu tempo) sentimos necessidade de retribuir os benefícios que de uma forma ou de outra, sempre nós recebemos, quando buscamos a ajuda da espiritualidade.

Outra finalidade conversa é auxiliar o leitor a utilizar-se dos recursos da Casa Espírita com mais eficiência.

Na seqüência, nós apontaremos ainda de forma simples os acontecimentos mais comuns que nos levam a procurar auxílio espiritual (ao longo do tempo essas informações serão complementadas com leitura, estudo e palestras).

Cada um de nós vem impulsionado por motivos semelhantes embora distintos.
  • Problemas de saúde? Quem não os tem de uma forma ou de outra?
  • Problemas financeiros? Sejam eles de pequeno ou de grande porte.
  • Problemas familiares? Só mudam de endereço.
  • Desemprego?
  • Dificuldades no trabalho?
  • Ansiedade?
  • Medo?
  • Angustia?
  • Depressão leve ou profunda?
  • Traições e abandono?
  • Todos nós estamos sujeitos.
  • Curiosidade?
  • Literatura espírita?

Os motivos que nos trazem se assemelham, pois representam os problemas da evolução humana.
A maior parte de nós vem encaminhada com recomendações da dor; alguns chegam movidos pelo interesse em aprender; vários, por simples curiosidade. Mas, sempre chegamos por indicação de alguém que freqüenta ou freqüentou a Casa.

Nesta coletânea de experiências: Esboçamos um ligeiro resumo da Doutrina dos Espíritos, através de perguntas que imaginamos sejam feitas por boa parte dos que chegam até ela, seguido de respostas rápidas que, com o tempo devem ser complementadas com leituras das obras de *Allan Kardec.
Esperamos contribuir para que as entrevistas de assistência espiritual sejam mais simples e proveitosas tanto para quem fala quanto para quem ouve, e até quem sabe, tornem-se mais eficientes, pois a pessoa que busca ajuda já sabendo o que pode esperar pode tornar o auxílio da Casa e dos espíritos em algo mais definitivo.

Perguntem.
Questionem.

Na medida do possível, e das suas necessidades - nós atenderemos.

Mas antes de questionar – consultem sua Inteligência.

 
Clínico Geral, médico de famílias há 30 anos. Pesquisador de saúde holística. Usa a Homeopatia e os florais de Bach. Escritor de assuntos temáticos: saúde – educação – espiritualidade. Palestrante e condutor de workshops. Coordenador do grupo ecumênico “Mãos estendidas” de SBC. Projeto voltado para o atendimento de pessoas vítimas do estresse crônico portadoras de ansiedade e medo que conduz a: depressão, angústia crônica e pânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário