segunda-feira, 10 de outubro de 2011


A Autoconfiança geram um estado de ânimo que potencializa a sua energia tornando suas atividades dinâmicas e eficazes. A falta disso, por outro lado, gera um impacto negativo profundo em sua natureza psíquica, produzindo resultados desastrosos a nível emocional. A longo prazo, os efeitos danosos se manifestam no plano físico sob a forma de medos e fracassos.
A falta de fé em si mesmo origina-se sempre de uma tendência pessimista formulada por uma concepção depreciativa implantada pelos pais, amigos e a sociedade. Em qualquer das hipóteses, isso não pode ser considerado como um decreto irrevogável. Agora você é adulto e livre para mudar radicalmente a sua maneira de pensar com relação a si mesmo e ao mundo. A vida é uma experiência gratificante quando não se tem medo dela. Portanto, urge uma necessidade premente de agir de forma a substituir o medo pela fé em si mesmo.
A autoconfiança é resultante das autoavaliações que fazemos constantemente de nós mesmos. A falta dela decorre diretamente de uma concepção negativa ou depreciativa criada e mantida na mente por longo período. É perfeitamente viável elevar a fé em si mesmo através de uma conduta que viabilize a autoaceitação. Obviamente, nem sempre isso pode ser mudado do dia para a noite. Mas o início de uma mudança interna com base na aceitação de ser o que você é gera o início da mudança. A partir daí, basta ser metódico e persistente para que a sua autoestima se eleve a cada dia. É preciso ainda que você trabalhe suas emoções de forma a enaltecer seu alter-ego, estimulando o bem-estar, o contentamento e a alegria de viver.
Qualquer que seja a sua situação atual, urge a necessidade premente de você passar a avaliar seus méritos e deméritos de forma mais positiva. Uma simples mudança na forma de encarar a realidade faz toda diferença. Na verdade, a grande maioria das pessoas enfrentam os mesmos problemas e se deparam com os mesmos dilemas na vida. Aqueles que olham as adversidades com visão depreciativa, geralmente são vencidos pelo desânimo simplesmente porque elevam pequenos obstáculos à categoria de barreiras instransponíveis. Note que não se trata aqui de diminuir, nem aumentar as coisas, mas ampliar a percepção. Os que vencem na vida são pessoas normais como todos os outros, com o diferencial de que acreditam que podem e agem sempre com base nessa premissa.
Você não precisa, nem pode ignorar as dificuldades. A alienação é outra forma de se criar resistência à ação criadora eficaz. Sem agir de forma construtiva, nada de valor você poderá concretizar nesse mundo dinâmico. É necessário apenas enxergar as coisas sob um prisma mais elevado, sem superdimensionar os desafios que a vida te apresenta. A autoconfiança tornada hábito tem o poder de redimensionar as dificuldades, colocando-as num patamar inferior às suas capacidades.
Você não é incompetente, apenas pode não estar utilizando corretamente suas habilidades. O outro também não é mais sábio que você, apenas pode estar fazendo algo que conhece melhor. Estude, pesquise e analise friamente seus problemas e eles se tornarão bem menores e fáceis de serem solucionados.
Qualquer coisa que um homem persistente e autoconfiante se determine a fazer, ele faz. Basta se dedicar a isso e se aperfeiçoar. É óbvio que há algumas restrições naturais a determinadas atividades. É muito difícil, por exemplo, um anão se tornar campeão de basquete. Mas, nada que não fuja do bom senso pode ser considerado impossível.
O caminho para a excelência exige dedicação, disciplina, conhecimento e ação. No entanto, a base propícia para a manutenção dessas qualidades será sempre a autoconfiança. Sem confiar em si mesmo, você não poderá ir muito além de onde está agora. Veja-se como sendo possuidor de uma força interior latente capaz de subjugar todos os problemas e vencer todos os desafios. Acredite que a sua vida pode e deve ser alegre, plena, abundante e vitoriosa.
Acredite em você!
Para finalizar o artigo, deixo para sua reflexão um trecho da música Mais Uma Vez, do saudoso Renato Russo:

Nunca deixe que lhe digam 
Que não vale a pena acreditar no sonho que se tem 
Ou que seus planos nunca vão dar certo 
Ou que você nunca vai ser alguém 
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar 
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar 
Confie em si mesmo 
Quem acredita sempre alcança.
Aumente e mantenha a autoconfiança em alta, adquirindo uma nova concepção de vida, embasada na aplicação dos princípios universais.

fonte: Casa do Aprendiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário