terça-feira, 1 de novembro de 2011


KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA
RELIGIÕES X ANIMAIS NÃO-HUMANOS
Por Fátima Borges
Colunista do site GREEPET. Professora de Português, Artista Plástica, Poetisa e Vice-presidente da ong DAAJ – Defesa Animal e Ambiental com Apoio Jurídico. Título original: PROTEÇÃO ANIMAL. Algumas religiões e filosofias
Quando li a proclamação do Papa João Paulo II, de que “Os animais possuem uma alma e que os homens devem amar”, “… que todos os animais são fruto da ação criativa do Espírito Santo e merecem respeito” e, que estão “tão próximos de Deus como estão os homem”.

Lembrei imediatamente do atual Papa Bento XVI que levou consigo para o Vaticano os seus 2 gatinhos de estimação, confirmando assim, sua postura ao declarar em 2002, referindo-se aos animais “podemos ver que eles foram postos sob nossos cuidados…” Pensei com os meus botões, raios partam a Idade Média, idade das trevas para todas as espécies, estamos livres das crueldades impostas pela Igreja da época! (leia também: Bento XVI e a causa animal; AGPA).
Curiosamente comecei a pesquisar a Bíblia Sagrada e encontrei na mesma algumas passagens que mostram preocupação com o destino dos animais: “De que serve esta multidão de vossos sacrifícios? Diz o Senhor. Já estou farto de holocaustos de carneiros e da gordura de animais mortos, e não folgo com o sangue de bezerros, nem cordeiros, nem de bodes.” Isaias 11:1. “ …o Senhor é bom para todos. E as suas misericórdias estão sobre todas as criaturas.” salmo 145.
Acho que o bom São Francisco de Assis, entendeu direitinho essas passagens e ainda acrescentou “…é contrário à dignidade humana fazer sofrer inutilmente os animais e sacrificar sem necessidade suas vidas.” Garimpando os bons, encontrei Maomé, fundador do Islã, que segundo o ALCORÃO, disse: “uma boa ação feita a um animal é tão meritória quanto uma boa ação feita a um ser humano.” E, além disso, condenava o uso de peles, as experimentações em animais e todas as brigas promovidas com eles.
Na Índia, Buddha pediu a seus seguidores que não matassem os animais, acho que foi atendido, pois na Índia 80% da população é vegetariana. Em 1567, o Papa Pio V alarmado com o sofrimento dos animais proibiu as Touradas e outras festas que tor-turavam animais.
A primeira sociedade de bem estar animal, “Sociedade de Prevenção a Crueldade em Animais” surgiu em 1824 na Inglaterra pelo padre anglicano Arthur Broome.
Para o pensador espírita francês Allan Kardec, quando os animais são abatidos com crueldade, ocorre a predominância da Bestialidades sobre a natureza Espiritual, e segundo Ramatis, entidade espírita autor de várias obras através do médium Hercílio Maes: “e jamais alguém se entrega à vivência evangélica, quando seu prazer e sua ventura ainda dependem do sacrifício do mais ínfimo animal”.
Também para Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, os animais são os irmãos mais próximos do homem, merecendo por isso, a sua proteção e amparo.
E, para finalizar, algumas considerações sobre JESUS: Evidências indicam que o milagre que veio a ser conhecido como a história dos pães e peixes, não incluía originalmente os peixes. Segundo alguns estudantes bíblicos, a palavra grega Fishweed (uma alga seca) foi mal traduzida depois para peixe, pois a “alga seca” era uma comida popular entre os camponeses palestinos.
Em outras histórias, JESUS chama os pescadores longe dos animais mortos e lhes diz que sejam “os pescadores de homens”. Também suplicou que mostrassem misericórdia com todos os seres quando disse: “Eu desejo clemência, e não sacrifícios”.
Por essas e outras é que me indago, por que ainda não me deparei com igrejas, templos e afins repletos de animais carentes protegidos pelos fiéis e/ou padres, pastores, bispos, anciãos, etc. Será que tenho frequentado pouco estas casas de Deus? É possível…, e, acredito veementemente que sem harmonia com o todo, nada seremos, nenhum futuro à vista!
“Estas criaturas são teus companheiros na grande casa de Deus, sim, são teus irmãos e irmãs, têm o mesmo alento de vida na Eternidade. E quem cuida da menor delas e lhes dá de comer e beber, o mesmo está fazendo comigo”. AMÉM!
Conheça o site e a proposta do Greepet (www.greepet.vet.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário