terça-feira, 6 de dezembro de 2011

HISTÓRIA DO NATAL


Saudações de Luz a todos os Corações!!!

Complementando à página em homenagem ao Natal -http://portalarcoiris.ning.com/forum/topics/celebracao-do-natal-feliz , abrimos este espaço para falar um pouco da história.
Origem do Natal e o significado da comemoração

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.
A Árvore de Natal e o Presépio

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.

O Papai Noel : origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países

- Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).


Presépio de Natal
História, significado do presépio de Natal, imagem, origem, montagem do presépio, tamanhos, materiais usados


Significado do présepio de Natal
O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.
Origem do presépio de Natal
De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

Tradição da montagem do presépio
É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem varias em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.

Peças do presépio (personagens representados)
- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador)
- Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo)
- José (pai de Jesus Cristo)
- Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus)
- Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu)
- Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus)
- Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu)
- Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu)
- Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar)

História e significado da árvore de Natal
Em vários países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para enfeitar casas e outros ambientes. Junto com as decorações natalinas, as árvores garantem um clima especial nesta importante época do ano.

De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Numa determinada noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.

Esta tradição chegou ao continente americano através de alguns alemães, que vieram residir na América durante o período colonial.
No Brasil, país em que o cristianismo prevalece, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina, pois, além de decorar, simbolizam paz, alegria e esperança. As árvores de Natal também simbolizam a vida, pois em dezembro no hemisfério norte, ocorre o inverno e as árvores perdem as folhas. Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida.
Dia de montar a árvore de Natal.

- De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento. Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 6 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.

O Papai Noel : origem e tradição
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.
Papai Noel no trenó e suas renas
Atualmente, a figura do Papai Noel está presente na vida das crianças de todo mundo, principalmente durantes as festas natalinas. É o bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano. Ele habita o Pólo Norte e, com seu trenó, puxado por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas. Como dizem: Natal sem Papai Noel não é mesma coisa.

ÁRVORE DE NATAL: na tradição cristã, simboliza vida, paz, esperança e alegria

PRESÉPIO DE NATAL: simboliza o momento e o ambiente em que Jesus Cristo nasceu

PAPAI NOEL: representa o bom velhinho que dá presentes para as crianças no dia de Natal

ESTRELA DE NATAL: guiou os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus
SINOS DE NATAL: representa o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.
GUIRLANDA: usada como enfeite nas portas de entrada das residências na época do Natal.
http://www.suapesquisa.com/natal/simbolos_natal.htm

Agora que todos já tomaram conhecimento da história, vamos realmente mergulhar na profundidade do que é o NATAL E VIVER O NATAL!!!

Meditação
A partir de uma luz resplandecente branca e dourada eu surjo e me encaminho para estar diante de sua presença; através do meu olhar eu absorvo a sua beleza, a essência e a verdade do seu ser e de sua alma. Em sua honra como um farol da luz do Criador, eu me ajoelho diante de você
e tomo as suas mãos nas minhas. 

Com amor, compaixão e verdade, eu beijo gentilmente as palmas e a frente de cada uma de suas mãos e atraio as suas mãos para a minha testa. Eu permito que o amor e a paz do meu ser e da minha mente o envolvam completamente agora, deixando a minha energia fluir e se conectar com a
sua. Nós somos Um e assim permaneceremos eternamente.

Permita que todas as inibições, dúvidas, medos e inseguranças se desvaneçam. Você é mantido nos braços do Criador, sempre. Você está seguro e eu estou aqui para guiá-lo para uma união mais
estreita com a alma do Criador. Não há maior experiência do que experienciar uma completa unidade com o Criador, ser e existir como amor, felicidade, paz, harmonia e luz pura e brilhante. Se estiver preparado para esta iniciação, então eu o conduzirei através dos jardins do céu, no coração do Criador.

Você pode perguntar por que eu venho ajudá-lo na realização de uma iniciação. A resposta é verdadeira e pura; agora é o momento correto para que as energias sejam integradas e uma nova consciência se desenvolva. Agora é o momento para que uma verdade maior seja acessada e
ancorada profundamente em seu ser, não somente para ajudar a sua própria ascensão espiritual, mas para a elevação da vibração do amor na Terra. Esta iniciação é simples, como todos os ensinamentos e insights extraídos da alma do Criador. É para auxiliar a sua maior incorporação da consciência Crística e ativar o Cristo em seu ser; a pura presença do amor.

A partir do meu coração eu manifesto uma pequena chama dourada de luz: como uma jóia ela é muito bela e como o sol, ela é muito vibrante e cálida. Eu mantenho esta luz dourada de luz em minhas mãos em concha. Ela me é muito preciosa, ela mantém a própria verdade e pureza
do Criador. Uma vibração que é muito refinada e rápida na velocidade e que mantém a luz cósmica do Criador, o amor do Criador e a própria essência do Criador. Diante de você está uma energia concentrada do coração do Criador.

Permita que o seu olhar se fixe nesta chama dourada de luz.
Deixe o seu corpo inspirar a luz dourada de modo que ela o envolva inteiramente.
Deixe a sua mente adotar a pureza brilhante da chama dourada de luz.
Permita-se tornar uno com a chama dourada de luz. O seu corpo, ser e mente, estão se  harmonizando com esta luz. Você está se tornando a chama dourada de luz, enquanto a chama está se tornando você. Relaxe nesta ocorrência, sabendo que você está se unindo a um poderoso
aspecto do amor do Criador.

Eu lhe dou esta preciosa chama dourada de luz como um presente dos recessos da minha alma. É a consciência Crística, a forma mais pura de amor da alma do Criador que eu lhe ofereço. A luz
dourada retém uma elevada vibração de amor, mas também o encoraja a agir, a se expressar, a ouvir, ver, mover-se e relaxar como o amor na Terra. Permita que o amor seja a sua luz orientadora, o seu professor, aspecto e alma. Deixe a chama dourada da luz da consciência Crística envolvê-lo completamente. Quanto mais você aceitar a luz de Cristo em sua energia, maior será a chama ao seu redor, entrando em seu ambiente e em sua realidade.

Mantenha a fé absoluta de que a chama de luz dourada da consciência Crística está agora operando em seu corpo e sistemas de energia, transformando-o em um completo farol de amor e na luz de
Cristo. Uma cura e mudança profundas em sua energia estão ocorrendo, enquanto você aceita e inspira a luz dourada. Saiba que isto é verdade e que você é totalmente merecedor do amor e da transformação que está vivenciando.

Você pode desejar afirmar:
“Eu mantenho a fé no amor do Criador e do Mestre Jesus, como uma cura completa para mim agora.”
Deixe a luz dourada se concentrar em seu chacra cardíaco; sinta a luz quase como se fosse uma luz líquida, fundida, queimando através de todas as barreiras e limitações que foram criadas por você, por causa dos seus medos de aceitar e existir como amor. O abraço do Criador pode ser esmagador e irresistível, quando não nos permitimos estar aceitando o passado. Agora é o momento de afirmar a sua aceitação e a sua disposição de aceitar o abraço amoroso do Criador.
Você pode desejar afirmar:

“Eu abro o meu coração ao abraço amoroso do Criador.”
Imagine, sinta ou reconheça o seu coração como uma flor se elevando para o sol e se aquecendo na cálida e amorosa luz. Você pode sentir algum desconforto enquanto a luz flui tanto no, quanto a
partir do seu chacra cardíaco. Quando você abre o seu chacra cardíaco com a presença da consciência Crística ao redor e dentro do seu ser, você está se alinhando em um novo nível com a energia de Cristo, com a minha alma e com a alma do Criador. Saiba que isto é uma liberação, uma ativação e um alinhamento.
Isto pode requerer tempo e paciência, mas enquanto esta integração ocorre, permita-se repetir por um período apropriado de tempo, a afirmação (dez a quinze minutos pode ser apropriado):
“Eu sou o Cristo.”

Enquanto você repete isto em sua mente, ou em voz alta, permita que a vibração e a energia das palavras pulsem por todo o seu ser, como uma onda de energia ativa, fluindo através e ao redor
do seu ser, aumentando a sua vibração e o quociente de Cristo ou de amor. Isto será extremamente poderoso, se permitir que o seu foco seja forte e seguro. Você estará afirmando a sua incorporação e aceitação da energia, da existência e da luz de Cristo.
Enquanto a energia e o alinhamento se constroem, você pode sentir a luz dourada fluindo e cintilando em seu ser e em seu chacra cardíaco, resplandecendo com alegria, liberdade e amor. A energia começará a fluir a partir dos recessos do seu ser em sua atual manifestação na
Terra. Você está ativando o seu eu Crístico; o aspecto, a energia e a fonte do Cristo ou o amor do Criador que já existem naturalmente dentro de você.

Permita-se afirmar com poder e devoção:
“Eu aceito e acolho eternamente o meu eu Crístico, as energias Crísticas e a existência como a consciência Crística na Terra.”
Isto é uma transição que requererá tempo e desenvolvimento, foco e atenção em sua luz diária. Visualize-se como a energia de Cristo vivendo na Terra, livre do ego ou de superioridade, aceitando
simplesmente e compartilhando o amor do Criador; a consciência Crística. Você é mais do que digno desta existência, até mesmo enquanto prossegue em suas realidades e rotinas físicas na Terra. Cada momento de sua vida pode ser sagrado, puro e amoroso se você permitir que assim seja, conectado e alinhado com a energia do chacra cardíaco e da consciência do Criador.
Quando estiver preparado, eu desejo que você envie a sua ocorrência e energia dourada para a Terra, como um símbolo da ancoragem da energia de Cristo e do seu eu Crístico em sua realidade física e em sua presença na Terra. Somente você pode decidir se percorrer o seu caminho como a energia Crística é apropriada a você e a sua alma, mas eu estou aqui para compreendê-lo e guiá-lo sempre, Eu sou o seu amigo e irmão,
Eu sou o Mestre Jesus


FELIZ NATAL PARA TODOS!!!
Pesquisa e montagem de Fatima dos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário