segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O óleo de Coco e o Ayurveda


O óleo de coco virgem, 100% vegetal e natural, é uma benção que o homem transforma da natureza para a nossa saúde. Prensado a frio, não sendo submetido ao processo de refinamento e desodorização, sendo extraído a partir da polpa do coco fresco maduro por processos físicos, passando pelas etapas de trituração, prensagem e tripla filtração.
Além de um alimento complementar com inúmeras propriedades benéficas para a saúde, proporcionando fortalecimento do sistema imunológico, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, também é um excelente nutridor para pele e cabelos, segundo os milenares conhecimentos do Ayurveda.
São encontradas diversas substâncias no óleo de coco, entre elas os ácidos graxos essenciais e o glicerol, que é importante para o organismo – com ele o corpo produz ácidos graxos saturados e insaturados de acordo com suas necessidades. O óleo de coco apresenta um alto índice de ácido láurico, ácido mirístico e ácido caprílico, entre outros. De uma maneira geral, não possui contraindicações quando consumido em uma quantidade pequena, de uma a duas colheres de sopa.
Pode também ser utilizado para finalizar pratos quentes. É o tipo ideal de óleo para dar sabor e aroma suaves a pratos como arroz e peixes. Dica de uso: substitua a manteiga nas pipocas pelo óleo de coco e adicione em preparações frias, como saladas, sucos, shakes, misturado à granola, iogurte, salada de frutas, etc. Pode ser usado como tempero de saladas, como substituto do óleo de cozinha ou misturado a iogurtes, sucos e vitaminas.
O óleo de coco extra virgem é o único óleo vegetal que apresenta alta concentração de ácido láurico, mesma substância encontrada no leite materno e que fortalece o sistema imunológico. O consumo regular do ácido láurico protege o corpo de bactérias, vírus, fungos e protozoários e ajuda a regularizar as funções intestinais, tanto no caso de diarréia como no de constipação.
Quando submetido a altas temperaturas o óleo de coco virgem não perde suas características nutricionais, sendo considerado um óleo estável. É também considerado o mais saudável para cozinhar, não apresentando gordura trans gerada pelo processo de hidrogenação, que está presente em todos os óleos de origem vegetal, como os de soja, canola, milho e até o de oliva, que é considerado o óleo mais saudável. Para cozinhar, não há nada melhor. Além de ajudar a manter o peso, diminui o colesterol e protege contra doenças cardiovasculares.
Antifúngico, é a melhor gordura para quem tem candidíase vaginal, tanto ingerindo quando aplicando localmente. O ácido caprílico e quase 50% de ácido láurico combatem com eficácia qualquer fungo - além de vírus, vermes e bactérias em geral - e aumentam a imunidade.
Além de sua ingestão ser benéfica ao organismo, o óleo de coco também pode ser utilizado com finalidades cosméticas sem conservantes e/ou substâncias químicas alergênicas. Se emprega fundamentalmente como humectante (em forma de sabões) e atua sobre a pele como uma capa protetora ajudando a reter a umidade. Atua como um azeite suave e sedoso muito recomendado para pele irritada e inflamada e também se recomenda para aquelas pessoas que têm uma pele sensível. É um excelente acondicionador sem enxague para o cabelo se é aplicado em pequenas quantidades nas pontas, com o cabelo limpo, e nunca sobre o couro cabeludo, já que este produz suas próprias substâncias oleosas.
O óleo de coco é um das bases da medicina indiana, o Ayurveda, que indica seu uso para tratar de desordens de Vata-Pitta ou Pitta-Vata, pois ele traz snigda (oleação) e sheeta (frio). Tem o poder de olear e refrescar o corpo.
Uma boa dica também é o sabonete com base de óleo de coco: limpa profundamente a pele e trata a oleosidade e a acne leve, sem falar no cheiro maravilhoso que deixa na nossa pele.
Fonte: Soham Blogspot

Nenhum comentário:

Postar um comentário