segunda-feira, 16 de julho de 2012

"Encosto" de espírito atrasado





              
                 Advertimos, mais uma vez, que não pretendemos generalizar quanto aosmétodos e providências espirituais disciplinadoras mais em usopelos guias. Só quando falham todos os recursos pacíficos, elesentão convocam certos espíritos amigos e obedientes, embora degraduação primária e de fluidos até mortificantes, para atuaremnos seus pupilos encarnados rebeldes, e reprimirem as suas atividadescensuráveis.
            Infelizmente, ainda são raros os homens cuja conduta espirituallouvável lhes permite uma sintonia mais freqüente com as faixasvibratórias espirituais da intuição pura. A instabilidade mental eemotiva, que ainda é muito comum entre as criaturas terrenas,isolam-nas das intuições salutares dos seus guias; motivo por queainda fazem jus à disciplina corretiva e drástica capaz deestorvar-lhes os impulsos pecaminosos.
             Conforme reza a tradição religiosa, o homem é inspirado àdireita pela voz do anjo, que então o aconselha à prática devirtudes mais sadias, e, à esquerda, recebe a sugestão capciosa domal, simbolizada na figura temível do Diabo mitológico. Assim, deum lado, ele recebe o convite angélico para renunciar em definitivoàs ilusões da carne e alçar-se às esferas resplandecentes; dooutro lado, o instinto animal ou Lúcifer exige-lhe a. submissãocompleta ao mundo das paixões crepitantes e dos vícios sedutores,no sentido de impedir a fuga do espírito, que há tantos milêniosele domina.
             Trava-se desesperado combate entre a "luz" e a "treva",entre o "espírito" e a "carne", pois no mundooculto do ser, a personalidade humana impõe as suas algemastirânicas, enquanto o espírito tenta a sua libertação definitiva.Os santos e os gênios podem explicar-vos isso, pois eles sentiram-seperturbados, exauridos e desalentados quando, em sua luta titânica,tentaram a vitória do espírito sobre o desejo animal. Embora a almaforje a sua consciência de "ser" ou de "existir"no Cosmo, pela disciplina e coação educativa da matéria,paradoxalmente ela só consegue a sua libertação definitiva, depoisque foi escrava dos instintos. E quando ele já é sensível à "vozsilenciosa" de sua origem divina, então, dispensa o corretivodrástico do Alto alcançando sua felicidade só pelo conviteangélico.


Ramatís - Elucidações do Além.

Nenhum comentário:

Postar um comentário