quinta-feira, 24 de março de 2011


A Meditação limpa a Mente

Por sermos humanos, somos naturalmente herdeiros de uma insatisfação inerente com a vida, que não desaparecerá simplesmente. Você pode tirá-la da sua consciência por algum tempo ou se distrair horas a fio, mas ela sempre volta. Muitas vezes a vida parece ser um perpétuo conflito, originado somente das nossas próprias mentes.
Porém, por baixo desse nível de vida existe uma outra perspectiva, uma maneira diferente de olhar o universo. É um nível de funcionamento onde podemos tornar o inconsciente consciente, lentamente, um pouco por vez, através da meditação.

A meditação limpa a mente e suaviza o homem por dentro. A prática da meditação muito se assemelha ao cultivo da terra virgem: é preciso cortar as árvores e arrancar os tocos; então você ara o solo, fertiliza e só depois semeia e colhe os frutos. Seu propósito é a transformação pessoal. É a mente serena capaz de transportar um ser humano em direção à lucidez, saúde, harmonia e sabedoria de vida.
Em condições comuns, as nossas ondas mentais se encontram agitadas. Portanto, o ponto de partida para quem quer meditar é esta natureza agitada dos nossos pensamentos. O importante é reunir todas as energias vitais do corpo e da mente e direcionar para um único ponto. Uma forma facilitadora é perceber sua respiração e concentrar toda sua atenção na entrada e saída do ar, cuidando para que nada o perturbe, afastando todos os pensamentos.
Observe o seu próprio pensamento que vai se coordenar para produzir o estado meditativo. Procure não ser dominado pelo fluxo aleatório dos pensamentos. A energia precisa ser canalizada ou focada assim como uma lanterna que emite luz e é direcionada pela nossa vontade. O grande poder mental está na concentração.

Na verdade, o objetivo da prática da meditação é aprender a prestar atenção. É uma forma de treinamento mental que vai lhe ensinar a experimentar o mundo de forma totalmente nova e aprender o que está acontecendo com você, ao seu redor e no seu interior também.
Quanto mais horas você passa meditando, maior será sua habilidade para observar calmamente cada impulso e intenção, cada pensamento e emoção. Mas também é possível que num determinado dia nada aconteça. Mesmo assim, é preciso praticar diariamente se quisermos efeitos duradouros. A meditação, mais do que qualquer outra coisa, é se autoconhecer e aprender a viver !
www.taichichuan.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário