domingo, 10 de abril de 2011


ESPIRITISMO: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS (I)  

Muito se fala de Espiritismo, mas muito pouco se conhece desta doutrina. Iremos hoje iniciar um conjunto de artigos que abordarão experiências científicas que comprovam algumas das teses que o espiritismo advoga.  
«Fui à associação espírita e fui ao “passe magnético”» ou «Fui à associação espírita e bebi um pouco de água magnetizada que me auxiliou no problema X», são algumas das afirmações que por vezes ouvimos de quem frequenta uma associação espírita. Outros perguntam com muita propriedade: «Mas o que é isso do passe magnético ou da água fluidificada, isto é, o que é a Fluidoterapia»?   
No meio espírita existe um termo que é muito comum – a fluidoterapia – isto é, a capacidade de, através da doação de fluidos (energias), interferir positivamente na saúde das pessoas, seja através do passe espírita ou através da fluidificação da água. 

Pensamos, pois, que seria bem útil que todos nós tivéssemos conhecimento das descobertas científicas efectuadas em torno da fluidoterapia, para que assim pudéssemos mais eficazmente passar esta ideia às pessoas que recorrem à associação espírita, dando-lhe a ideia que a fluidoterapia encerra: uma prática séria, baseada no amor, nada supersticiosa, nada ritualista e com fundamento científico.    

O passe espírita é uma transfusão de energias 

psíquicas e espirituais que alteram o campo celular 


O passe espírita é uma transfusão de energias psíquicas e espirituais que alteram o campo celular. Não é uma técnica. É um acto de amor. Não foi inventado pelo Espiritismo, mas foi estudado por ele. Jesus utilizava-o. 

Quando duas mentes se sintonizam, uma passivamente e outra activamente, estabelece-se entre ambas uma corrente mental, cujo efeito é o de plasmar condições pelas quais o “activo” exerce influência sobre o “passivo”. A esse fenómeno denominamos magnetização. Assim, magnetismo é o processo pelo qual o homem, emitindo energia do seu perispírito (corpo espiritual), age sobre outro homem, bem como sobre todos os corpos animados ou inanimados. Temos, portanto, que o passe é uma transfusão de energia do passista e/ou espírito para o paciente. 

No passe, a mente reanimada reergue a vida microscópica (celular). O passe tornou-se popular pela sua eficácia. O paciente assimila os recursos vitais, retendo-os na sua constituição psicossomática, através das várias funções do sangue. 

«Podemos dizer que o passe actua directamente sobre o corpo espiritual de três formas diferentes: como revitalizador, compondo as energias perdidas;dispersando fluidos negativos contraídos; auxiliando na cura das enfermidades, a partir do reequilíbrio do corpo espiritual. 


A água magnetizada nas associações espíritas 

contribui para uma melhoria da saúde 

física e psíquica de quem necessita  

A água cobre 2/3 da superfície da Terra e representa cerca de 70% das moléculas que constituem o corpo humano. 

A água fluida é a água normal, acrescida de fluidos curadores. Estes fluidos são introduzidos pelos espíritos amigos, bem como pelo magnetizador. São fluidos de boa qualidade. A quantidade da água não é importante, basta um pouco. A qualidade dos fluidos, essa sim, é importante. Os fluidos agem sobre a água modificando-lhe as propriedades. 

«A água é extremamente sensível a muitos tipos de radiações. O cientista americano de pesquisas industriais Robert N. Miller e o físico Prof. Philip B. Reinhart inventaram quatro instrumentos independentes, para demonstrar que um pouco de energia emanada das mãos de um curador pode dar início a uma alteração da ligação molecular entre o hidrogénio e o oxigénio das moléculas de água» (“As Curas Paranormais”, George Meek, Ed. Pensamento, 1995). 

«Considerando que o corpo é composto de água na sua maior parte, e desde que descobrimos que a água é extraordinariamente sensível às irradiações de um amplo espectro de energias; considerando, ainda, que estamos a aumentar a nossa possibilidade para detectar e medir instrumentalmente o fluxo de várias energias que emanam do corpo do curador, podemos enxergar as inferências disso como sendo de grande projecção.» (idem) 

ESPIRITISMO: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS (II)  

A prática do Espiritismo tem uma componente científica. Agora, são os cientistas não espíritas que o vêm comprovar. Vamos hoje continuar com experiências científicas que provam a eficácia da fluidoterapia, prática comum nas associações espíritas, que engloba o passe espírita (transmissão do magnetismo humano mais energias espirituais para a pessoa necessitada) e a água magnetizada por essas mesmas energias.  

O Dr. BERNARD GRAD, bioquímico e pesquisador de geriatria no «McGill University’s Allen Memorial Institute», no Canadá, fez experiências muito interessantes na Universidade de McGill, Montreal, Canadá na década de 1960. O trabalho do Dr. Grad a respeito da cura pelo toque das mãos foi reconhecido e Grad recebeu um prémio da Fundação CIBA, uma fundação científica fundada por um grande laboratório farmacêutico. Ele efectuou experiências com sementes de cevada, com ratos e análise da estrutura molecular da água.  

1 – Nas suas experiências com sementes de cevada, Grad fez o seguinte:

Substituiu humanos por plantas e animais, para evitar o efeito placebo.  
Colocou sementes de cevada de molho em água salgada (retarda o crescimento), com objectivo de criar plantas doentes  
Pediu a um curador psíquico (um passista) que fizesse imposição das mãos sobre a água salgada (água tratada), num recipiente, que seria usada para a germinação das sementes.  
As sementes foram colocadas em água salgada (tratada pelo passista e não tratada).  
Foram colocadas de seguida numa estufa, onde o processo de germinação e crescimento foi acompanhado.  
Bernard Grad verificou que as sementes submetidas à água tratada pelo passista germinavam com maior frequência do que as outras.  
Depois de germinadas, as sementes foram colocadas em potes e mantidas em condições semelhantes de crescimento.  
Após várias semanas, e de acordo com uma análise estatística, as plantas regadas com a água tratada eram mais altas e tinham um maior conteúdo de clorofila. (Medicina Vibracional,Ed. Cultrix, Richard Gerber, 1997).  
Bernard Grad efectuou outra experiência muito interessante:  
Grad lembrou-se de dar a água para pacientes psiquiátricos segurarem. Essa mesma água foi depois usada para tratar as sementes de cevada. A água energizada pelos pacientes que estavam seriamente deprimidos, produziu um efeito inverso ao da água tratada pelo passista: ela diminuiu a taxa de crescimento das plantinhas novas (Jeanne P. Rindge in As Curas Paranormais, George W. Meek, Ed. Pensamento, 10ª edição, 1995, Cap. 13, pp. 158-159).  

O passe espírita é uma transfusão de energias  
psíquicas e espirituais que alteram o campo celular, contribuindo assim para a saúde física e psíquica da pessoa necessitada  


2 – Ainda numa outra experiência:  

«…Grad analisou a água quimicamente para verificar se a energização (através do passe pela imposição das mãos) havia provocado alguma alteração física mensurável. Análises por espectroscopia de infravermelho revelaram a ocorrência de significativas alterações na água tratada pelo passista… o ângulo de ligação atómica da água havia sido ligeiramente alterado… bem como diminuição na intensidade das ligações por pontes de hidrogénio entre as moléculas de água… e significativa diminuição na tensão superficial.» (Gerber, 1997).  

3 – Bernard Grad efectuou ainda experiências com ratos.  

Numa delas, Grad produziu a doença do bócio em ratos e separou-os em dois grupos.  
Contactou um famoso curador, o Coronel do Exército Húngaro, aposentado, Oskar Stabany, que pegava nos ratos durante 15 minutos de cada vez, durante 40 dias.  
Embora todos os animais apresentassem um aumento da tiróide, «os ratos pertencentes ao grupo tratado pelo curador apresentavam uma proporção significativamente mais baixa de casos de bócio.» (Gerber, 1977).  
    Numa outra experiência, Grad pegou em:  
48 ratos que foram submetidos a uma pequena cirurgia e separados em 3 grupos.  
Um dos grupos foi tratado pelo curador (passista).  
«Nos ratos pertencentes ao grupo tratado pelo curador, o processo de cicatrização das feridas era significativamente mais rápido.» (Gerber, 1997). 
Estes estudos foram comprovados pelos Drs. Remi J. Cadoret e G. I. Paul, na Universidade de Manitoba, em condições de rigoroso critério, que concluíram: «os ratos tratados por pessoas dotadas de poderes curativos apresentaram uma velocidade de cicatrização significativamente maior.» (Gerber, 1997).  

Na próxima semana continuaremos com outras experiências muito interessantes, nesta área, que comprovam a eficácia da terapia através do passe e magnetização da água, efectuadas nas associações espíritas.  

ESPIRITISMO: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS (III)  

O Espiritismo tem uma componente científica. Agora, são os cientistas não espíritas que o vêm comprovar. Vamos hoje continuar com experiências científicas que provam a eficácia da fluidoterapia, prática comum nas associações espíritas, que engloba o passe espírita (transmissão do magnetismo humano mais energias espirituais para a pessoa necessitada) e a água magnetizada por essas mesmas energias.  

A Drª DOLORES KRIEGER, doutora em Filosofia, professora de Enfermagem na Universidade de Nova York «…teve oportunidade de observar o desempenho do Coronel Stabany (um conhecido curador Húngaro, reformado do exército, com fama de ter capacidades magnéticas curativas) durante várias semanas de cada verão, numa clínica (provisória) de cura. Ela ficou impressionada com a quantidade de pessoas, cuja saúde melhorava, inclusive casos dados como perdidos pela medicina.» (As Curas Paranormais – como se processam, cap. 13, 10ª ed.; São Paulo: Pensamento, 1995).  
Assim sendo, ela decidiu investigar. Utilizou um grupo de vários doentes, e solicitou o apoio do Coronel Stabany  e da Dr.ª Otelia Bengssten, MD (médica), bem como da Sr.a Dora Kunz (vidente). Um grupo recebeu tratamento directo, por imposição das mãos. A Dr.ª Krieger mediu os níveis de hemoglobina, antes e depois do passe magnético (imposição das mãos) efectuado pelo Coronel Stabany, e «Constatou a ocorrência de aumentos significativos nos níveis de hemoglobina dos pacientes do grupo que recebeu o passe» (Medicina Vibracional – Uma Medicina para o Futuro, cap. VIII, 12ª ed.; São Paulo: Cultrix).  
«A tendência para a energia curativa elevar os níveis de hemoglobina era tão forte, que pacientes cancerosos submetidos à cura, por imposição das mãos, apresentaram ocasionalmente elevações nos níveis de hemoglobina, apesar de estarem a ser tratados com quimioterapia.» (Gerber, cap. VIII, 1997). «Foi demonstrado que as elevações nos níveis sanguíneos de hemoglobina indicavam, com segurança, a ocorrência de verdadeiras alterações bioenergéticas e fisiológicas, produzidas pela aplicação das energias curativas.» (Gerber, cap. VIII, 1997).  
Mas não foi somente esta cientista que pôde comprovar a acção eficaz da fluidoterapia através do passe magnético (imposição das mãos). Uma outra cientista decidiu investigar outras áreas.  

O passe espírita, com imposição das mãos,  
bem como a água magnetizada pelos curadores,  
influem positivamente na saúde física e psíquica das pessoas.  

A Dr.ª JUSTA SMITH, freira franciscana, bioquímica e enzimologista, recebeu o título de doutora em pesquisa original sobre os efeitos dos campos magnéticos na actividade da enzima. Em 1967 era presidente do Departamento de Ciências Naturais, num colégio particular em Rosary Hill, Buffalo, USA.  
Ela pensou da seguinte maneira: «As enzimas são os catalisadores do sistema metabólico. Qualquer cura, ou doença, primeiramente, deve activar o sistema enzimático. E raciocinou que se os campos magnéticos podiam aumentar a actividade da enzima tripsina digestiva – o que ocorria na sua pesquisa – e se a luz ultravioleta podia diminuir a actividade – o que ocorria na sua pesquisa -  então qual o efeito sobre a mesma enzima que poderia ocorrer na imposição de mãos – se é que havia? E decidiu descobrir. A Dr.ª Smith propôs, inicialmente, comparar os efeitos da imposição de mãos do Coronel Stabany sobre a enzima tripsina, com os efeitos do campo magnético sobre a mesma enzima, bem como sobre os controles. Para fazer isso, preparou soluções de tripsina, as quais foram depois divididas em quatro frascos de vidro… um deles foi tratado pelo Coronel Stabany, que simplesmente colocou as suas mãos ao redor do frasco tapado, durante um espaço máximo de 75 minutos. O segundo ficou exposto à luz ultravioleta no comprimento de onda mais prejudicial para a proteína (o Dr. Bernard Grad sugerira que a enzima se tornasse “doente”, a fim de demonstrar a evidência da cura). Um terceiro frasco foi exposto a um campo magnético elevado (8.000 a 13.000 gauss), com acréscimos horários de até 3 horas. O quarto, não tratado, era o controle. Os resultados de um mês de estudo demonstraram que a energia ou força proveniente das mãos do Coronel Stabany activavam as enzimas, quantitativa e qualitativamente, comparáveis à actividade originada por um campo magnético de 8.000 a 13.000 gauss. Isso representa uma actividade muito significativa, considerando que vivemos num campo magnético médio com cerca de 0,5 gauss. Os efeitos nas enzimas danificadas (expostas à luz ultravioleta) foram essencialmente os mesmos. Os resultados… indicam que algum tipo de energia foi canalizado pelas mãos do Coronel Stabany, sendo suficiente para activar as enzimas em um grau significativo» (Meek, cap. 13, 1995).

ESPIRITISMO: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS (IV)  

O Espiritismo tem uma componente científica. Agora, são os cientistas não espíritas que o vêm comprovar. Vamos hoje continuar com experiências científicas que provam a eficácia da fluidoterapia, prática comum nas associações espíritas, que engloba o passe espírita (transmissão do magnetismo humano mais energias espirituais para a pessoa necessitada) e a água magnetizada por essas mesmas energias.  

A Drª THELMA MOSS, Ph. D., Psicóloga, directora de pesquisa no Center for the Health Sciences, The Neuropsychiatric Institute, na Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), fez inúmeras experiências, muitas delas relatadas no seu livro «O Corpo Eléctrico». Dentre elas, é interessante referir as experiências efectuadas com a curadora Olga Worral.  
A Drª Thelma
Moss fez uma fotografia Kirlian (fotografia que capta o campo energético que envolve o corpo humano), da mão da Srª Olga Worral, em estado normal e fez uma outra da mesma mão da Srª Worral, mas em estado de transe, enviando energias para uma pessoa necessitada. Nessa fotografia aparece nitidamente algo a sair da ponta dos dedos de Olga Worral, podendo evidenciar a emissão de energia das suas mãos. Thelma Moss fez ainda experiências com Uri Geller (mundialmente conhecido por conseguir pôr a trabalhar relógios avariados, mesmo que à distância) demonstrando igualmente a saída de uma energia dos seus dedos, quando em concentração. (Moss, T. – O Corpo Eléctrico, cap.10, 13, Tradução Sónia Regis, 9ª ed.; São Paulo: Cultrix, 1993).  
Vejamos ainda um outro caso curioso.  
O Dr. Hans Engel, Doutor em Medicina, médico paranormal, era um renomado médico do corpo clínico da Escola de Medicina da UCLA e director dum famoso hospital e da Academia de Clínica Familiar de Los Angeles. Um homem com referências impecáveis.  
Apercebeu-se um dia, ao colocar a mão na testa da mulher (que tinha fortes dores de cabeça), de intenso frio na mão, perguntando à esposa se era ali que doía. Quando o frio desapareceu, a esposa informou que a dor desaparecera. Depois de muitos anos em que se apercebia do mesmo, efectuou experiências científicas com a Dr.ª Thelma Moss, tratando de uma grande variedade de pacientes que lhe eram enviados por médicos, geralmente como último recurso, após remédios, cirurgia, e mesmo a acupunctura e a hipnose terem falhado. Os seus maiores êxitos eram com doentes portadores de dores intoleráveis e persistentes. Do total, 15% não reagiram de forma nenhuma; outros 15% tiveram completa remissão e recuperação; 70% variaram entre melhoras leves ou acentuadas.  

O Dr. Brame concluiu que a água destilada,  
submetida à influência do magnetizador humano,  
apresenta mudanças moleculares. A duração dessas  
mudanças moleculares observadas após a  
influência do médium curador é surpreendentemente  
longa: cerca de 120 dias, ou seja, 4 meses!  

Quando impunha as mãos sentia um enorme frio nas mesmas e os pacientes sentiam um calor por vezes incómodo. No entanto, eram frio e calor que não eram mensuráveis pelos equipamentos.  
Estas características e êxitos tornaram-no notícia, o que lhe valeu ter sido chamado a depor perante comissões, na universidade, obrigado a pedir a demissão da UCLA, continuando com as suas pesquisas e a exercer na sua clínica. (Moss, cap. 10, 1993)  
Um outro investigador conta-nos ainda factos muito interessantes.  
O Eng.º HERNANI GUIMARÃES ANDRADE, presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas (IBPP), cientista, escritor, conferencista, 8 monografias e 12 livros publicados, relata casos muito interessantes no artigo «Água Fluida» publicado no jornal «Folha Espírita» n.º 233, de Agosto de 1993, em São Paulo, Brasil:  
Diz ele que o «O Dr. Edward G. Brame, doutor em espectroscopia, da «Dupont Corporation», em Wilmington, Delaware, E. U. A., fez extensas pesquisas espectroscópicas com amostras de água destilada submetida a «médiuns curadores», durante dois anos. Com a máxima cautela científica, o Dr. Brame concluiu que a água destilada, submetida à influência do magnetizador humano, apresenta mudanças moleculares. A duração dessas mudanças moleculares observadas após a influência do médium curador é surpreendentemente longa: cerca de 120 dias, ou seja, 4 meses!».  
Diz-nos ainda que «O Dr. Brame… colocou frascos com água pura, no meio de um grupo de pessoas que se dispuseram a fazer uma concentração, visando magnetizar a água neles contida. Não foi feita imposição das mãos; nem os frascos e nem a água foram tocados pelas mãos das pessoas componentes do grupo. Houve apenas a concentração, nada mais. Os resultados mostraram-se os mesmos: houve alterações moleculares na água assim tratada.» (Andrade, Folha Espírita, Agosto, 1993).  
Estas últimas considerações levam-nos a entender a importância do passe espírita e da água magnetizada, no auxílio aos enfermos da mente e do corpo, bem como da inocuidade dos movimentos que alguns passistas fazem em volta do corpo do doente, bastando pois e apenas o direccionamento mental das energias, tal como nos ensina o Espiritismo e referiu também o filósofo e escritor José Herculano Pires.
ESPIRITISMO: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS (V)  

O Espiritismo tem uma componente científica. Agora, são os cientistas não espíritas que o vêm comprovar. Vamos hoje continuar com experiências científicas que provam a eficácia da fluidoterapia, prática comum nas associações espíritas, que engloba o passe espírita (transmissão do magnetismo humano mais energias espirituais para a pessoa necessitada) e a água magnetizada por essas mesmas energias.  

Vamos hoje abordar experiências levadas a cabo pelo Dr. Korotkov, cientista russo, que não é espírita, bem como pelo Dr. Robert Miller, nos EUA.  

O Dr. KONSTANTIN KOROTKOV, Ph. D., Prof. da Saint-Petersburg Federal Technical University “SPIFMO”, Rússia, vice-presidente da International Unit for Medical and Applied Bio-Electrography, presidente da Kirlionics Technologies International, “Associate Editor” do jornal “Consciousness and Physical Reality”, efectuou uma experiência interessante, no sentido de provar que é possível transmitir energias benéficas à água, com vista ao auxílio aos enfermos: utilizou equipamento por ele idealizado, a “Crown TV”, bem como o GDV. Água da torneira foi guardada em 2 garrafas de 200 ml. Uma das garrafas foi magnetizada pelo famoso curador russo, Allan Chumak durante 5 minutos. De imediato fizeram 10 imagens GDV de 20 ml de água, quer da magnetizada, quer da de controlo. As fotografias foram digitalizadas, metidas num computador e a área das imagens GDV foi tratada pelo computador. A diferença da área envolvente entre a água de controlo e a magnetizada é de mais de 300% e houve alterações significativas nas propriedades da água.  
Já que no que refere às experiências do Dr. Robert Miller, podemos encontrar conclusões muito interessantes no livro “As Curas Paranormais – como se processam”, do Eng.º George Meek – 10ª ed.; São Paulo: Pensamento, 1995.  
«O trabalho pioneiro do Dr. Robert Miller a fim de provar a realidade das energias curativas que podem ser transferidas do passista para o paciente, pode ser assim resumido:  

A água magnetizada por um curador  
sofre uma alteração molecular, evidenciando  
assim a eficácia da fluidoterapia  
efectuada nas  associações espíritas.  

1- Uma energia associada com a cura existe e pode ser medida com instrumentos adequados.  

2- A água que foi tratada por um curador ou um imã muda a cor da solução do cristal, proporcionando assim a indicação visual da presença de uma energia curativa.  

3- A água tratada por um curador ou um imã muda a tensão superficial, a liga de hidrogénio e as propriedades de electricidade da água.  

4- Um curador é mais eficiente quando num estado consciente de absoluto relaxamento, ou seja, no estado de emissão de ondas alfa.» (Meek, cap. 13, 1995).  
«As experiências do Dr. Miller com os curadores Olga e Ambrose Worrall mostraram que as energias curativas podiam afectar sistemas vivos e não vivos a uma distância de mais de 900 Km» (Gerber, R.- Medicina Vibracional – Uma Medicina para o Futuro, 12ª ed.; São Paulo: Cultrix, Cap. VIII, 1997) evidenciando assim a eficácia do passe espírita efectuado à distância, isto é, a vibração mental pelos doentes que se encontram em locais distantes do local onde estão os magnetizadores concentrados, vibrando por esse doente.  
«Parece que a água tem capacidade de ser “carregada” com diversos tipos de energias subtis, e de seguida, “armazená-las” nas suas moléculas. As energias subtis, sejam elas de natureza benéfica ou prejudicial, podem ser armazenadas, conforme demonstraram os estudos do Dr. Bernard Grad, utilizando indivíduos com poder de curar e pacientes vítimas de depressão. A água tratada foi capaz de introduzir alterações mensuráveis na fisiologia e no crescimento das plantas.» (Gerber, cap. II, 1997).

ESPIRITISMO: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS (VI)

O Espiritismo tem uma componente científica. Agora, são os cientistas não espíritas que o vêm comprovar. Vamos hoje continuar com experiências científicas que provam a eficácia da fluidoterapia, prática comum nas associações espíritas, que engloba o passe espírita (transmissão do magnetismo humano mais energias espirituais para a pessoa necessitada) e a água magnetizada por essas mesmas energias.
Hoje vamos abordar especialmente as experiências do Dr. Ricardo di Bernardi, no Brasil.
O Dr. RICARDO DI BERNARDI, é médico pediatra, homeopata, residente em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, e participou na fundação do Instituto de Cultura Espírita de Florianópolis. É autor dos livros «Gestação – Sublime Intercâmbio» e «Reencarnação e Evolução das Espécies», «Dos Faraós à Física Quântica» e «Reencarnação em Xeque».
No Instituto de Cultura Espírita de Florianópolis, filiado na Federação Espírita Catarinense, Brasil, a equipe do Dr. Ricardo Di Bernardi efectuou uma experiência interessante. Utilizando uma máquina fotográfica Kirlian (aparelho que em vez de fotografar, por exemplo, o dedo da pessoa, fotografa o campo energético em volta do referido dedo) tiraram uma fotografia Kirlian ao passista (pessoa que doa o seu magnetismo às pessoas necessitadas, magnetismo esse que é potencializado pelos benfeitores espirituais), tiraram uma fotografia Kirlian ao doente antes de receber o passe espírita e outra ao mesmo doente, após ter recebido o passe.
O curioso é que a fotografia Kirlian do passista (magnetizador) tem uma forte luminosidade em volta, a fotografia do doente deprimido não tem luminosidade nenhuma e a fotografia do doente após receber o passe espírita apresenta já luminosidade em sua volta.
Parece evidente a transmissão de energia do passista para o paciente.
Esta experiência foi levada a cabo pelo cientista prof. Walter Lange, espírita, 72 anos de idade, que construiu artesanalmente a máquina Kirlian com que obteve as fotografias. Serviu de médium passista D. Nilza Pereira, 50 anos de idade, trabalhadora da Federação Espírita Catarinense e estudiosa da doutrina, autodidacta. O paciente foi a jovem Eliane X. estudante, 17 anos de idade. A experiência teve lugar no dia 26 de Maio de 1987.
No livro «Fotos Kirlian – como interpretar», de Newton Milhomens, podemos encontrar fotos interessantes, evidenciando a passagem de energia de uma pessoa para outra, pelo poder da vontade. (Milhomens, 1988).
As experiências do Dr. Miller com os curadores Olga e Ambrose Worrall mostraram que as energias curativas podiam afectar sistemas vivos e não vivos a uma distância de mais de 900 Km
Uma outra experiência, realizada em Sonoma, Califórnia, EUA, em Outubro de 1974, foi levada a cabo pelo experimentador J. L. Hickman, com o Reverendo Scudder e observadores J. Mayo, H. S. Dakin, W. Westerbeke, L. Sannella e outros. (Dakin, H. S., High Voltage Photography, pp.31-32, in Internet http://www.ourworld.compuserve.com).
Nessa experiência, também com uma máquina Kirlian, tiraram uma fotografia ao dedo do Reverendo Scudder numa situação normal e tiraram uma outra fotografia num momento em que ele se encontrava fortemente concentrado, enviando auxílio, mentalmente, para alguém necessitado. O curioso é que na primeira foto apenas aparece a tal envolvência energética, e na Segunda fotografia, quando ele se encontrava concentrado a enviar energia para alguém, aparece um foco energético a sair do seu dedo, parecendo evidenciar que o poder da mente faz com que possamos enviar energia de uns para os outros.
«As experiências do Dr. Miller com os curadores Olga e Ambrose Worrall mostraram que as energias curativas podiam afectar sistemas vivos e não vivos a uma distância de mais de 900 Km» (Gerber, R.- Medicina Vibracional – Uma Medicina para o Futuro, 12ª ed.; São Paulo: Cultrix, Cap. VIII, 1997), evidenciando assim a veracidade de alguns dos trabalhos que os espíritas fazem nas suas associações, a vibração mental à distância, em prol de pessoas necessitadas que não podem deslocar-se às associações espíritas.
Na próxima semana encerraremos este trabalho, nesta área, apresentando as conclusões que tiramos das experiências destes cientistas que temos vindo a apresentar ao longo destes seis números, experiências estas que comprovam a eficácia da terapia através do passe e magnetização da água, efectuadas nas associações espíritas.
ESPIRITISMO: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS   
(CONCLUSÃO)  

A prática do Espiritismo tem uma componente científica. Agora, são os cientistas não espíritas que o vêm comprovar. Vamos hoje concluir esta série de sete artigos sobre as experiências científicas que provam a eficácia da fluidoterapia, prática comum nas associações espíritas, que engloba o passe espírita (transmissão do magnetismo humano mais energias espirituais para a pessoa necessitada) e a água magnetizada por essas mesmas energias.  

Após esta série de seis artigos já publicados sobre este assunto vamos hoje concluir esta recolha de pesquisas nesta área.  

Estudos efectuados pelo Dr. JOHN ZIMMERMAN, na Faculdade de Medicina da universidade do Colorado, USA, utilizaram SQUIDs (Dispositivos Supercondutores de Interferência Quântica) ultra-sensíveis para medir o magnetismo, detectando aumentos fracos, porém significativos nas emanações magnéticas das mãos do curandeiro durante o processo de cura. Ele reuniu evidências adicionais para sugerir que a energia curativa é realmente de natureza magnética. «…o Dr. Zimmerman demonstrou a existência de significativas elevações na intensidade dos campos magnéticos emitidos pelas mãos dos curadores.» (Gerber, R.- Medicina Vibracional – Uma Medicina para o Futuro, 12ª ed.; São Paulo: Cultrix, Cap. IV, 1997)  
«Isto sugere que as energias vitais subtis dos curandeiros parecem ter principalmente propriedades magnéticas!… As energias dos curandeiros diferem dos campos magnéticos pelo facto de seus efeitos serem qualitativa e quantitativamente diferentes. Embora sejam extremamente fracos, os campos magnéticos associados aos curandeiros produzem poderosos efeitos químicos e biológicos.» (Gerber, cap. IV, 1997).  

CONCLUSÃO  

Perante estes estudos, quer parecer-nos que fica bem evidenciado aquilo que nós espíritas há muito vimos defendendo, isto é, que em determinadas condições é possível influenciar positivamente os campos energéticos das pessoas, bem como da água, através da fluidoterapia (o chamado “passe espírita” bem como a “água fluidificada“, práticas estas muito comuns nas associações espíritas).  
Fica também evidenciado que não é necessário o passe com movimentos das mãos à volta da pessoa, bastando a atitude mental, conforme os ensinamentos de Allan Kardec, reforçados pelo prof. José Herculano Pires.  
Nesse sentido, seria muito útil se houvesse mais pesquisa nesta área, bem como noutras, dentro do movimento espírita mundial, quer comprovando estas assertivas, quer descobrindo outras situações passíveis de pesquisa, procurando incorporar nas suas pesquisas pessoas habilitadas para tal, demonstrando, assim, a postura (também) científica do Espiritismo e a racionalidade dos seus conceitos, recordando o inesquecível Allan Kardec, quando afirmou que no dia em que a ciência oficial demonstrar que um único ponto do Espiritismo está errado, então os espíritas abandonarão esse ponto e seguirão a ciência oficial.  


Bibliografia: “Fluidoterapia: Evidências Científicas”, trabalho apresentado pela Associação Cultural Espírita (Caldas da Rainha – Portugal) no 2º Congresso Espírita Mundial, Lisboa, 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário