quarta-feira, 5 de outubro de 2011



É surpreendente que quando crianças nós perpetuamente ficamos ansiosos para o momento em que crescemos e podemos fazer qualquer coisa que quisermos, mas, em seguida, uma vez que crescemos nos tornamos carregados de responsabilidades. Nós melancolicamente olhamos para trás e para aqueles dias de infância despreocupada! Certamente nós 'perdemos' algumas coisas enquanto fazemos a transição para a idade adulta, ao observar como as crianças vêem o mundo, nós certamente podemos aprender (ou reaprender) algumas coisas para introduzir em nossas vidas ....


VIVENDO NO MOMENTO

"O mundo começou esta manhã, sonhado por Deus e cheio de pássaros" - Kavanagh Patrick


À medida que envelhecemos, nossos pensamentos tornam-se cada vez mais centrados no passado ou no futuro, ao invés do agora, parece que adquirimos a arte de amamentar queixas sobre coisas que aconteceram e nos preocupamos com coisas que podem nunca acontecer.
Mas para uma criança, tudo está se revelando em tempo real diante de seus ólhos, eles ainda não aprenderam a arte de ser consumido pelo passado ou futuro.

Lembro-me de uma experiência muito interessante sobre um ano atrás, quando eu estava jogando peteca com alguns jovens amigos meus. A criança de quatro anos, o irmão mais novo, queria que seu irmão mais velho lhe desse a raquete de peteca, e o irmão mais velho, empurrou-o, no que prontamente fez ele se sentar e começar a chorar. Mas no entanto, com o canto do olho, ele viu uma peteca de reposição no chão - as lágrimas secaram rapidamente, e naquele momento ele foi totalmente absorvido por seu novo brinquedo.
Eu fiquei totalmente surpreso no quão rapidamente o seu foco tinha mudado de gritar, para brincar com o brinquedo, se aquilo tivesse acontecido entre os adultos, nós estaríamos sentindo prejudicados por aquilo durante dias!



UMA SENSAÇÃO PERMANENTE DE DESCOBERTA

"Eu não sei como posso parecer aos outros, mas para mim, eu sou nada mais que uma criança vagando nas praias do grande conhecimento, que de vez em quando encontra uma pedrinha brilhante que me contenta. " - Platão
Para uma criança, a palavra "rotina" é um anátema puro. Tudo - até mesmo os objetos mais comuns - tem de ser investigado, tocado e experimentado.
As coisas simples como um cachorro latindo na rua ou o carteiro colocando cartas na caixinha de correio, muitas vezes faz eles apontar e admirar de boca aberta. E ainda assim, tão pouco como trinta anos mais tarde, como adultos, esse questionamento constante e a descoberta das crianças às vezes irrita-nos, porque temos coisas muito mais importante a fazer!
Nós temos o privilégio de viver em um planeta tão bonito, e uma forma de apreciar verdadeiramente o que está sendo visto através dos ólhos de alguém que está descobrindo tudo pela primeira vez.



VIVER NO CORAÇÃO
"Perder um coração de um filho, é perder tudo." - Sri Chinmoy


Não é até chegar a adolescência que nossas mentes tornam-se plenamente desenvolvidas. Não é por acaso que, com a ascensão da mente, as qualidades negativas como dúvida, hesitação, e sentimentos de inferioridade ou superioridade também se abrigam na psique humana, e nossas ações são mais propensas a serem determinadas pelo empurra e puxa da sociedade do que a dos nossos sentimentos. Contudo, antes de a mente começa a dominar, o coração vem á tona - a parte espontânea, simpatia de nosso ser que não planeja ou calcula, mas apenas age espontaneamente, cria e descobre.
Ao contrário da mente, o coração não tem inibições. Se você perguntar a um grupo de crianças de seis anos de idade, "Quem pode pintar?" Todas as mãos se atirarão para cima, e a mesma pergunta feita aos adultos pôde ser que não tenha nenhuma mão levantada!
À medida que crescemos, nós absorvemos muitas idéias fixas e convenções sobre o que podemos e não podemos fazer, mas as crianças não têm tais restrições - a vida para eles é apenas uma sessão de um jogo muito longo.


O SEGREDO DO AMOR INCONDICIONAL

“Dê um pouco de amor á uma criança, e você recebe muito de volta.” Ruskin, John

Quando damos o nosso amor a alguém, muitas vezes fazemos com a expectativa sutil do que a outra pessoa deve fazer. Então, quando a outra pessoa não responde a essas expectativas, pode haver uma grande dose de decepção, mágoa, e também cinismo aumentado sobre o negócio todo de amor em geral.
Mas quando uma criança ama, o amor é incondicional, e quando ela sorri para você, você pode sentir aquilo irradiando dela como raios de sol.
É um tipo de amor que vem direto do coração, sem pré-requisitos ou expectativas, mas é a pura expressão de quem ela é.
Esse tipo de amor é algo que ainda pode ser acessado enquanto adultos - no interior da parte mais profunda de nosso ser há um desejo instintivo de alcançar as pessoas, de simpatizar, e quando damos esse amor aos outros a nossa parte mais profunda é cumprida.

Tirado do blog: http://www.srichinmoybio.co.uk/blog/life/life-lessons-you-can-learn...
Postado por TEJVAN

Traduzido por: Josi Santana
http://josi-dividindoexperiencias.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário