quarta-feira, 11 de maio de 2011

A CONSCIÊNCIA CRÍSTICA E COMO ALCANÇÁ-LA



A CONSCIÊNCIA CRÍSTICA E COMO ALCANÇÁ-LA


O perdão é a chave da felicidade.
Um Curso em Milagres



Há cerca de 40 anos, uma mulher chamada Helen Schucman canalizou um conjunto de livros denominados Um Curso em Milagres. Os livros foram escritos por Jesus Cristo e canalizados telepaticamente até Helen, de forma muito smelhante àquela como os livros de Alice ª Bailey foram canalizados até ela pelo mestre Djwhal Khul.

Posso dizer sinceramente que nos últimos 22 anos, esses livros tiveram sobre mim um efeito mais profundo do que qualquer outra coisa que estudei. Um Curso em Milagres é basicamente um conjunto de ensinamentos sobre cura pela atitude. A premissa básica desses livros é a existência de duas formas de pensar, de duas filosofias de vida, e somente duas. Toda pessoa deste mundo segue uma ou outra. Há a voz do Espírito Santo, ou de Cristo, e há a voz do ego. Podemos também chamá-las vozes do Eu superior e do eu inferior; vozes do grande "Eu" e do pequeno "eu"; vozes do Espírito Santo e do glamour, da ilusão, de maya; vozes do Espírito Santo e do ego negativo.

Quando criança, você é condicionado pela sociedade a perceber e interpretar a vida pelo ângulo negativo do ego. É por isso que tantas pessoas estão tão cheias de sentimentos negativos, revelando falta de paz interior. Um Curso em Milagres ensina uma forma bem sistemática de desfazer o pensamento negativo do ego, começando a pensar, daí em diante, com a mente crística. A Bíblia diz: "Que a mente de Cristo Jesus desça sobre vocês". Jesus, como sabemos, foi um ser humano exatamente como você e eu, que se transformou na encarnação do Cristo ao se tornar um com a consciência crística.

A consciência crística não é somente para os cristãos. A consciência crística, a consciência de Buda, a consciência de Krishna, a consciência de Deus – a consciência de todas as religiões é a mesma coisa. Talvez você tenha absorvido grande quantidade de programação negativa durante sua formação religiosa, e é importante aqui não se deixar enredar pela semântica; todos os caminhos religiosos ou espirituais são excelentes. A nova religião do futuro é aquela que honra e reconhece todas as religiões e caminhos espirituais, pois todas conduzem ao mesmo lugar. A Introdução de Um Curso em Milagres afirma o seguinte:

"Este é um curso em milagres. É um curso obrigatório. Só é voluntário o momento em que decides faze-lo. Livre arbítrio não significa que podes estabelecer o currículo. Significa apenas que podes escolher o que queres aprender em determinado momento. O curso não tem por objetivo ensinar o significado do amor, pois isso está além do que pode ser ensinado. Ele objetiva, contudo, remover os bloqueios à consciência da presença do amor, que é a tua herança natural. O oposto do amor é o medo, mas o que tudo abrange não pode ter opostos.

Esse curso, portanto, pode ser resumido muito simplesmente dessa forma:

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.

Nisso está a paz de Deus".

Para a maioria das pessoas Um Curso em Milagres é um livro bastante difícil de se ler e compreender. Um dos meus principais objetivos ao escrever esse capitulo é tornar a essência do ensinamento desse Curso esclarecê-lo. Tenho plena consciência de que durante a minha evolução espiritual um capítulo que explicasse e resumisse o Curso em linguagem simples teria sido de grande valia.

Diz a Introdução que um curso em milagres é um curso obrigatório. Isso não significa que todos necessariamente devem estudar esses livros, mas antes que todos devem aprender a pensar com sua mente crística ou divina. Disse o Senhor Sai Baba que "Deus é igual ao homem menos o ego".

É impossível passar pelas iniciações espirituais e conhecer a Deus sem transcender a mente mesquinha, divisora e medrosa do ego. O currículo está definido; e Um Curso em Milagres é só uma forma de aprender as lições.

O cerne de Um Curso em Milagres está na afirmação de que Deus o criou e que sua verdadeira identidade é o Cristo. Em outras palavras, todos são filhos e filhas de Deus, feitos à Imagem de Deus. Deus é amor, portanto, você é amor. Você não precisa tornar-se amor; amor é aquilo que você já é agora. Só a programação e condicionamento negativos do ego escondem essa percepção de você. É apenas a lama que cobre o diamante. Jesus chegou a dizer que "Tudo o que eu posso fazer, vocês também podem fazer,e ainda mais".

A igreja cristã interpretou equivocadamente a mensagem de Jesus. Sem dúvida Jesus era o filho de Deus, mas você também o é. Ou poderíamos dizer que você é Buda, o Atmã hindu, o Eu Eterno. No Antigo Testamento, os profetas judeus disseram: "Vós sois deuses e não o sabeis". Disseram também: "Vós sois deuses e filhos de Altíssimo". Davi, nos Salmos, disse: "Tranqüilizai-vos e reconhecei: Eu sou Deus".

É por isso que a introdução do Curso diz: "Nada real pode ser ameaçado. Nada irreal existe. Nisso está a paz de Deus". Sua verdadeira identidade como Cristo, Buda, Atmã ou Eu eterno não pode ser alterada. Pois foi assim que Deus o criou. Você pode pensar que é algo diferente disso, mas esse ato não muda a realidade. Você é o Cristo, o Buda, o Atmã, o Eu Eterno, quer creia nisso quer não.

Você não tem escolha quanto a isso pelo simples fato de não ter criado a si mesmo. Deus o criou. O caminho espiritual nada tem a ver com atingir um lugar qualquer. Trata-se somente de um redespertar para aquilo que você é. O segundo passo é a pratica do verdadeiro Eu na vida cotidiana.


AMOR INCONDICIONAL X AMOR CONDICIONAL

Deus quer que você pratique sempre o amor incondicional. A razão disso é que cada pessoa, na verdade, é o Cristo, ainda que seus pensamentos, sentimento e comportamento não estejam demonstrando isso. Jesus disso, no Novo Testamento, que é preciso "amar os inimigos". Essa é uma das verdadeiras provas e iniciações do caminho espiritual. Ser mais maduro que os outros, praticar a percepção inocente e o perdão é uma lição que você precisa aprender, pois aquilo que você dá é também aquilo que recebe de volta. Se você deseja Deus, deve dar o próprio Deus, caso contrario, não o conhecerá.

Todos são Deus; entretanto, nem todos realizam Deus nos pensamentos, sentimentos e ações. A Terra é uma escola em que se deve praticar a realização de Deus na vida diária. Grande parte do caminho espiritual consiste em pequenas coisas tais como a forma de tratar o próximo. O amor condicional impõe alguma condição às pessoas, condição que elas devem satisfazer para merecer o seu amor. O ego lhe diz que agindo assim, você magoa os outros e ajuda a si mesmo. Mas, na verdade, você está magoando ao mesmo tempo os outros e a si mesmo.

Um dos princípios básicos de Um Curso em Milagres é o abandono dos pensamentos agressivos. Você está sempre ou amando ou agredindo; não existem pensamentos neutros. Quando você revela um amor condicional, está inconscientemente agredindo, e a outra pessoa, num nível energético, sofre essa agressão. É como uma flecha que lhe perfura a aura. Se ela é fraca ou age como vitima, essa agressão pode atingi-la de maneira bastante adversa, pois você deve lembrar sempre que todas as mentes estão interligadas. Seus pensamentos não estão contidos no seu corpo físico, como por trás de uma cerca. Na realidade, é bem o oposto. No momento em que você pensa em outra pessoa, seja de modo positivo ou negativo, esse pensamento ou sentimento atinge o campo energético dela.

O amor condicional também o isola de Deus. Você não está separado realmente. Está separado, assim, apenas dentro de seu próprio estado de consciência. A forma como você responder determina se você percebe ou não percebe a presença de Deus naquele momento. Se você comete um erro, pode parar para pensar, contemplar a pepita da sabedoria, a prender a lição, perdoar e fazer nova opção.

Ao permanecer atento e concentrado, com o tempo, você começará a desenvolver o hábito de amar incondicionalmente. Em toda situação de vida, você pode fazer a seguinte pergunta a si mesmo: "Será que eu quero Deus ou o meu ego nessa situação?". Se você fizer sinceramente a si mesmo essa pergunta, achará impossível escolher o ego. A prática conduz à perfeição!


EXISTEM SOMENTE DUAS EMOÇÕES
O Curso ensina que existem somente duas emoções – amor e medo. Todas as outras emoções se reduzem a esse cerne básico. O medo provém do ego, o amor provém do espírito.

O Curso ensina que a agressão é um apelo ao amor. Você precisa enxergar além e através da agressão, percebendo que a pessoa que agride, na verdade, vive no medo. O medo é uma indicação de falta de amor, de falta de auto-estima, de falta de permissão para o mergulho na experiência do amor de Deus. Como diz a Bíblia, "O perfeito amor lança fora o medo".

Texto: Joshua David Stone
http://www.umcursoemmilagres.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário